Conferência discute direitos da pessoa com deficiência em Maruim

(Foto: Ascom/Prefeitura de Maruim)
Com o objetivo de definir as diretrizes para propiciar autonomia aos segmentos que integram o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), aconteceu nesta quarta-feira, 26, no Centro de Qualificação Maria Izabel Barreto, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Maruim (SE).
Convocada pelo Poder Executivo, a partir do Decreto Municipal nº 121/2015, a conferência abordou como tema principal “os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência, a transversalidade com radicalidade dos Direitos Humanos. O presidente do CMDPD, Gilton Rezende, falou da importância da conferência para debater as necessidades das pessoas com deficiência. “O portador de alguma deficiência não é um ser incapaz. Apesar das dificuldades, o deficiente não deve se limitar, pois tem capacidade de enfrentar e ocupar o espaço que desejar”, afirmou.
As discussões dos grupos foram norteadas em três eixos temáticos: Gênero, raça e etnia, diversidades sexual e gerencial; Órgãos gestores e instâncias de participação social e a interação entre Poderes e os entes federados. Após a exposição dos dados, 20 delegados foram eleitos, sendo dez para o segmento governamental e dez para entidades não-governamentais. A conferência como espaço de integração, também abriu espaço para a apresentação de trabalhos artesanais desenvolvidos pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
O prefeito Jeferson Santana prestigiou a abertura dos trabalhos e falou da importância do debate sobre a atenção às pessoas com deficiência. “A partir das demandas apresentadas na conferência, vamos buscar meios para aperfeiçoar a política de inclusão social do município”, garantiu o prefeito.

Também participaram da conferência, os representantes do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Jane Mari Santos da Rocha, Ricardo Mesquita Barbosa e Antônio Luiz dos Santos;  O vice-prefeito de Maruim, Murilo Mota, a secretária municipal de Ação Social, Habitação e Trabalho, Tânia Maynart, e a secretária executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a assistente social Edna Maria.

Por Ascom/Prefeitura de Maruim

Postar um comentário

0 Comentários