Sociedade discute a consolidação do SUAS em Maruim

(Foto: Divulgação)
Na manhã desta quarta-feira, 15, no Centro de Qualificação Educacional Maria Izabel Barreto, em Maruim (SE), foi realizada a V Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema ‘Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, a sociedade discutiu ações para a efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o SUAS é um sistema público que visa à organização dos serviços socioassistenciais a partir de uma gestão participativa, que envolve as três esferas dos poderes constituídos com a finalidade de promover o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
Através de uma gestão compartilhada entre entes governamentais e sociedade civil, na conferência foi debatida a atuação do Conselho Municipal de Assistência Social em consonância com o pacto federativo, que estabelece o Suas como um plano decenal, que aponta as diretrizes para as ações de assistência municipal. A secretária municipal de Ação Social, Habitação e Trabalho, Tânia Maynart, destacou a necessidade do engajamento da sociedade no evento. “A conferência é o espaço que identificamos o que estamos acertando e o que precisamos aperfeiçoar. Por isso a importância do debate para a coleta de dados que serão revertidos para nós, munícipes”, pontuou.
A conferência foi dividida em três eixos temáticos: O enfrentamento das situações de desproteção sociais e a cobertura dos serviços, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios; O pacto federativo e a consolidação do SUAS e o fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática. Após os debates, foram eleitos quatro delegados titulares e quatro delegados suplentes para a IX Conferência Estadual de Assistência Social.

A solenidade contou com a participação do técnico de Proteção Social Especial do Departamento de Assistência Social da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos, Felipe Pereira de Oliveira, do prefeito de Maruim, Jeferson Santana, do vice-prefeito, Murilo Mota, e das vereadoras Maria Angélica e Arlinda Vieira.

Por Ascom/Prefeitura de Maruim

Postar um comentário

0 Comentários