Maruim instala força-tarefa contra viroses

(Fotos: Ascom/Prefeitura de Maruim)
A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Maruim adota a partir desta semana uma nova estratégia contra as viroses. A medida foi definida a partir da elevação do número de pessoas atendidas na urgência da Clínica da Saúde da Família.
De acordo com o secretário municipal de Saúde e Saneamento, José Souza, 140 pessoas são atendidas por dia nas últimas semanas do mês de julho. “A partir do levantamento feito por nossa equipe, foi constatado que o bairro São José é o que apresenta o maior número de ocorrências. Quase 50% dos casos foram oriundos do bairro”, alertou.
O secretário afirmou ainda que uma força-tarefa foi adotada contra as viroses. Periodicamente serão feitas reuniões para a definição de estratégias em conjunto com outras secretarias e órgãos municipais, como a Defesa Civil, a Vigilância Sanitária e a Guarda Municipal. “Vamos intensificar uma campanha de conscientização da população sobre o descarte do lixo e o acúmulo de água. A campanha será levada às escolas, associações e igrejas”, concluiu José Souza.
O coordenador da vigilância epidemiológica do município, Otoniel Júnior, destacou que serão desenvolvidas ações de distribuição de mudas de citronela, uma espécie de repelente natural, bem como as ações tradicionais como o uso do carro fumacê e da brigada da dengue, que reforça o trabalho dos agentes de endemias com profissionais da Secretaria de Estado da Saúde. “O foco do mosquito está nas residências. De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, o mosquito transmissor das principais doenças como dengue, febre chikungunya e zika, o aedes aegypti, busca as residências, pois possuem água limpa e parada”, afirmou o coordenador.

Na força-tarefa também será adotado o recolhimento de pneus, que segundo Otoniel Júnior, é um grande viveiro do mosquito transmissor do vírus. “Nossa estimativa é recolhermos 150 pneus por mês para serem triturados em uma indústria, situada em Laranjeiras”, afirmou o coordenador.

Por Ascom/Prefeitura de Maruim 



Postar um comentário

0 Comentários