Cultura popular marca abertura dos festejos juninos de Maruim

(Fotos: Ascom/Prefeitura de Maruim)
A abertura dos festejos juninos do município de Maruim, que aconteceu neste sábado, 6, foi marcada pela forte presença da cultura popular. Chegança, cacumbi, batalhão das flores, quadrilhas juninas e artesanato foram as atrações da noite festiva.
Um cortejo com diversos grupos folclóricos, desenvolvidos no Educandário Imaculada Conceição, chamou a atenção da comunidade pelas ruas que passavam. A dona de casa, Acácia dos Santos, não escondeu a emoção em ver o resgate da cultura. “Fico emocionada ao ver a nossa cultura sendo transmitida de geração em geração. Essa arte não pode morrer”, ressaltou.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende, falou do esforço na realização das parcerias para o resgate dos grupos folclóricos. “Há três anos estamos buscando parcerias para a consolidação de projetos, que resgatem a tradição cultural do município de Maruim. As escolas têm sido parceiras no desenvolvimento deste resgate”, ponderou.
Duas quadrilhas juninas, Forró do Milho de Rosário do Catete e Cangaceiros da Boa de Japaratuba, realizaram um grande espetáculo acompanhadas de trios de forró pé-de-serra. A Banda A3 finalizou a festa nas primeiras horas do domingo, 7.
Na próxima semana, a programação oficial da festa da Rua São João, que acontecerá nos dias 23 e 24 de junho, será divulgada no site oficial do município (www.maruim.se.gov.br).

Feira Cultural

Na oportunidade da abertura dos festejos juninos, o prefeito de Maruim, Jeferson Santana, anunciou a retomada da Feira Cultural, que será realizada no segundo sábado de cada mês.
“Precisamos criar o hábito de valorizar a nossa cultura. Em todas as programações, ao longo do ano, inserimos artistas locais para gerar oportunidade e contribuir com a manutenção da tradição popular”, destacou o prefeito.

O prefeito ainda acrescentou que a suspensão da feira ocorreu por conta dos problemas financeiros. Mas, garantiu que o evento será retomado já a partir do próximo mês.

Por Ascom/Prefeitura de Maruim










Postar um comentário

0 Comentários