Caminhada marca o encerramento do Outubro Rosa em Maruim

(Fotos: Ascom/Prefeitura de Maruim)
Com o objetivo de atrair a atenção da comunidade para a necessidade de prevenir o câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), realizou na manhã desta quinta-feira, 23, a Caminhada Rosa em Maruim. A ação marca também o encerramento da campanha Outubro Rosa no município. 
De acordo com a coordenadora de Atenção Básica de Maruim, Ana Paula Santos, diversas ações foram desenvolvidas junto à comunidade para demonstrar a importância do autoexame das mamas. “A mulher deve se conhecer e buscar a prevenção como forma de combater a doença. A Secretaria de Saúde disponibiliza uma equipe para esclarecer e providenciar o auxilio para as mulheres”, destacou.
O secretário municipal de Saúde e Saneamento, José Souza, ressaltou que o câncer de mama não é uma exclusividade da mulher. “Apesar de representar menos de 1 % dos casos registrados de câncer de mama, o homem também deve se cuidar”, alertou.
O coordenador do Nasf de Maruim, Thiago Soares, destacou o trabalhou da equipe multidisciplinar, que dispõe de profissionais que realizam atividades no hospital e até nas escolas. “Temos assistente social, farmacêutica, fisioterapeuta, médico, nutricionista, psicóloga e profissional de Educação Física para auxiliar o trabalho do Programa Saúde na Família (PSF)”, afirmou. 
“Ao longo deste mês realizamos atividades de sala de espera nas clínicas dos povoados e na sede, desenvolvemos um trabalho de conscientização nas escolas e destacamos a importância da alimentação como forma de se manter saudável”, concluiu o coordenador Thiago Soares.
A caminhada contou com a participação dos alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. Sabino Ribeiro, dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), agentes de saúde e endemias, equipes dos postos de saúde dos povoados, equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Por Ascom/Prefeitura de Maruim





Postar um comentário

0 Comentários