Maruim vai ganhar uma associação de incentivo aos grupos afro-brasileiros

(Foto: Geledes)   
No próximo sábado, 12, às 14h, no Colégio Estadual Felipe Tiago Gomes, em Maruim (SE), acontece a assembleia de fundação da Associação Maruinense de Desenvolvimento e Incentivo aos Grupos Afro-Brasileiros – Mandinga. Na ocasião serão discutidas as diretrizes, a formação da diretoria, discussão e aprovação do projeto de estatuto social e eleição para os membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e da Diretoria.
De acordo com Manoel Júnior, integrante da comissão organizadora, a associação nasce da necessidade de fomentar a discussão e a pesquisa sobre as manifestações da cultura afro no município de Maruim. “A nossa cidade desconhece a nossa própria história, principalmente se tratando das manifestações afro-descendentes. Sabemos mais sobre a família Schramm do que sobre a maioria dos escravos e alforriados que aqui deixaram suas marcas e também formaram nossa cultura”, destacou. 
“Não temos estudos suficientes sobre nossas raízes. As manifestações afrodescendentes em Maruim foram se perdendo, correndo o risco de termos apenas a história dos europeus para contar aos nossos filhos.
Justamente, por essa vontade de ver a história dos excluídos também sendo contada, é que decidimos formar a associação”, completou Manoel Junior.
A sede do Colégio Estadual Felipe Tiago Gomes fica situada na Rua Santo Amaro, 30, no bairro São José.


Por Keizer Santos


Postar um comentário

1 Comentários

Deixe aqui seu comentário!