Maruim discute implantação de coletiva seletiva do lixo

Nesta quinta-feira, 17, membros da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação, Abastecimento e Meio Ambiente reuniram-se com a superintendente de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Vera Cardoso. O encontro aconteceu na sede da secretaria em Maruim.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Irrigação, Abastecimento e Meio Ambiente, Diego Cardoso, foi realizado um estudo para implantação de coleta seletiva em Maruim. “Conseguimos apoio de catadores de lixo e vamos buscar parcerias com a comunidade em geral para promover a conscientização na adoção desta modalidade”, ressaltou.
“O lixo úmido será destinado ao aterro sanitário, que o município está inserido no consórcio da Grande Aracaju, e o lixo seco será transferido para a reciclagem”, completou Diego Cardoso.
Além da definição da implantação da coleta seletiva no município, ficou definido, também, que será criada uma comissão municipal para fomentar o debate sobre a Lei federal nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A comissão será formada por integrantes das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação e Cultura. Outra ação definida será a conscientização a partir da arte cênica com foco nos estudantes da rede pública e privada.
“A Semarh orienta os municípios na implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Todas as diretrizes estão fundamentadas no Plano Estadual de Coleta Seletiva de Sergipe”, destacou a representante da Semarh, Vera Cardoso.
O vereador Jackson Andrade; o secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende; o diretor de Meio Ambiente de Maruim, Tênisson Messias, e o diretor municipal de Irrigação, Joaquim dos Santos, participaram da reunião.


Por Ascom/Prefeitura de Maruim

Postar um comentário

0 Comentários