Estudantes de colégio estadual protestam em Maruim

Estudantes conversam com Jackson Barreto
(Fotos: Keizer Santos)
Durante a solenidade de inaugurações de obras em Maruim nesta feira, 16, com a presença do governador do Estado, Jackson Barreto, estudantes do Colégio Estadual Felipe Tiago Gomes protestaram de forma pacífica com cartazes.
O protesto dos estudantes aconteceu devido ao fato do colégio está em situação precária, que segundo os alunos existem ventiladores danificados, descargas dos vasos sanitários não funcionam, não existe capinagem e até copo para uso dos alunos não existe mais. Segundo os estudantes foram feitos reparos e capinagem, além da aquisição de 200 copos, às pressas por conta da visita do governador, que havia comunicado sua visita ao colégio.
No local da solenidade, os estudantes conversaram com o governador, que informaram que as contas do Felipe Tiago Gomes estão bloqueadas desde a saída de um diretor no ano passado. Jackson Barreto ouviu os estudantes e foi ao colégio verificar os problemas relatados.
"Os alunos estão corretíssimos em reivindicar. Isto é cidadania e eu fico contente em ver os jovens se mobilizando. Com a presença da secretária, tenho certeza de que os problemas serão resolvidos rapidamente", declarou o governador à Agência Sergipe de Notícias. 
Segundo a coordenadora de mobilização e integração do Grêmio Estudantil 17 de abril, Aline Paz, o governador foi bastante solícito e escutou as reivindicações dos estudantes. “A DRE’ 04 está a par de tudo há muito tempo e não fez nenhum encaminhamento para a Seed”, afirmou a coordenadora. 
A reivindicação dos estudantes não surgiu de uma noite para o dia, vem desde o ano passado, quando a colégio ficou quase dois meses sem diretor. O problema já foi apresentado a deputada estadual Conceição Vieira (PT) e à Câmara de Vereadores de Maruim. Novamente o colégio ficará sem direção, pois a atual, Maria Edilne Pereira, deixará o cargo no dia 30 de maio. Maria Edilne assumiu à direção no dia 27 de dezembro de 2013.
O governador Jackson Barreto determinou que na próxima quarta-feira, 21, haverá uma reunião entre os integrantes da Secretaria de Estado da Educação, Diretoria Regional de Educação (DRE’ 04), equipe diretiva do colégio e representantes dos alunos, para chegar a um consenso em relação à administração escolar. 

Por Keizer Santos


Postar um comentário

0 Comentários