Centro Profissionalizante será construído em Nossa Senhora das Dores

Nossa Senhora das Dores (SE)
(Foto: José Santos)_
O governador Jackson Barreto vai assinar nesta sexta-feira, 4, em Nossa Senhora das Dores, localizada no médio sertão sergipano, a ordem de serviço para construção de mais um centro profissionalizante. Após a solenidade de assinatura serão entregues à comunidade escolar da cidade dois ônibus escolares. 
O futuro centro profissionalizante de Nossa Senhora das Dores será construído com recursos dos Governos Federal e Estadual, orçado no valor de R$ 10.538.178,08 e irá oferecer à população do médio sertão sergipano cursos tecnológicos da área da agroindústria. A nova escola profissionalizante terá capacidade para 504 alunos e contará com laboratórios de química, biologia, física, matemática, idiomas e informática, além de dois laboratórios especiais.
A escola contará também com uma biblioteca, auditório, anfiteatro, quadra poliesportiva com arquibancadas, acessibilidade em todos os ambientes, 12 salas de aulas com capacidade para 42 alunos. O prédio será dotado de estacionamento interno, bicicletário e montário.
A implantação do Curso de Agroindústria será de grande importância para a região do médio sertão sergipano, uma vez que grande parcela de jovens poderá obter uma formação técnica na sua própria região e ingressar no mercado de trabalho em condições iguais de competitividade. Serão ofertadas a princípio 160 vagas nos turnos da manhã, tarde e noite nas formas de ensino concomitante e integrado ao ensino médio e fundamental.

Ensino Profissionalizante

Diversas ações foram incrementadas para ampliar a oferta do ensino profissionalizante pela rede estadual aos jovens sergipanos. As matrículas nos cursos profissionalizantes saltaram de 300, em 2007, para quase 2 mil em 2013, o equivalente a um acréscimo de 660%.
O governo já iniciou a reforma dos colégios estaduais Murilo Braga, em Itabaiana, que vai ofertar o curso técnico em móveis; o Joana de Freitas, em Propriá, que irá oferecer o curso técnico em aquicultura; e o Cleonice Fonseca, em Boquim, que vai oferecer os cursos Técnico em Administração e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. Mais cinco centros de educação profissional serão erguidos nas cidades de Umbaúba, Carira, Nossa Senhora do Socorro e Simão Dias, com investimentos atingindo a marca de R$ 54 milhões.

Centros

O ensino profissional da rede pública estadual dispõe, atualmente, de seis centros. Três dessas unidades localizam-se em Aracaju, duas no baixo São Francisco - nos municípios de Neópolis e Japoatã - e uma em Poço Redondo, no alto sertão. Os cursos ofertados pelos centros de educação profissional situados no interior são de técnicos em Agroindústria, em Alimentos e em Agropecuária. Em Aracaju os cursos são nas áreas de Serviço de Condomínio, Redes de Computadores e Serviço de Restaurante e Bar.

Por Ascom/Seed

Postar um comentário

0 Comentários