Sergipe inicia preparação da campanha de vacinação contra HPV

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já iniciou a mobilização dos 75 municípios para a campanha de vacinação contra o papilomavírus humano, o HPV, principal causador do câncer do colo de útero. A primeira etapa da vacinação terá início no dia 10 de março e segue até o dia 10 de abril. O público alvo serão meninas com idade entre 11 a 13 anos. Outras etapas da vacinação serão realizadas em setembro de 2014 e uma terceira em março de 2019, cinco anos após a aplicação da primeira dose. As campanhas serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas escolas das redes pública e privada.
“Já conversamos com os municípios para que eles iniciem o planejamento da campanha, pois essa é nova e diferenciada das demais. É necessário que se faça um levantamento do público alvo, uma vez que essa faixa etária não costuma frequentar as Unidades Básicas de Saúde”, explicou Sândala Oliveira, gerente do programa Estadual de Imunização.
A meta de vacinação do Ministério da Saúde para a campanha em Sergipe é imunizar 50.720 meninas, o que representa 80% da população alvo. “A vacina quadrivalente, como é chamada, protege contra os principais tipos de vírus causadores do câncer do colo de útero”, disse a gerente.

O HPV

O HPV é um vírus transmitido para homens e mulheres através das relações sexuais vaginal, anal e oral sem o uso de preservativos. “A vacina protege somente contra o HPV e não contra as outras doenças sexualmente transmissíveis, a exemplo do HIV, por isso, é importante o uso do preservativo. Já existe, inclusive, um mito que o vírus do HPV ultrapassa a camisinha, o que é mentira”, esclareceu Almir Santana, gerente do programa Estadual DST/Aids. 
De acordo com o gerente, o exame de lâmina não deve deixar de ser feito. “Mesmo tendo tomado a vacina, as mulheres, que já iniciaram a vida sexual, devem fazer o exame de lâmina anualmente. O exame é mais uma forma de prevenção do câncer do colo de útero”, alertou.

Por Ascom/SUS

Postar um comentário

0 Comentários