Câmara homenageia os agentes comunitários de saúde de Maruim

Sessão foi bastante prestigiada (Fotos: Keizer Santos) - 
Na noite desta terça-feira, 8, os vereadores de Maruim homenagearam os agentes comunitários de saúde em sessão solene. A sessão especial foi solicitada pelo vereador Moacir Mota (PP) através de requerimento aprovado por unanimidade pelos demais edis.
O vereador Moacir Mota presidiu a sessão
No início da sessão, o presidente da casa legislativa, José Souza (PT do B), transmitiu a presidência temporária ao vereador Moacir, autor do requerimento, que resultou na homenagem aos servidores pelo seu dia.
“Os agentes comunitários de saúde são os notáveis servidores, que dignificam a classe trabalhadora de Maruim”, afirmou o vereador Moacir Mota. “Os agentes gozam de prestígio junto à sociedade por estarem no cotidiano e conhecerem de perto os problemas que os cercam”, completou Mota.
Após a abertura dos trabalhos os demais vereadores ocuparam a tribuna da câmara para prestar homenagem aos servidores. Estiveram presentes na sessão especial os vereadores José Souza (PT do B), Marcos César (PT do B), Arlinda Vieira (PMDB), Maria Angélica (PSD), Paulo César (PSC), Clóvis Menezes (PMDB), Silvano Correia (PSB), Jackson Andrade (PT) e Moacir Mota (PP).
Agente Comunitária de Saúde, Ana Paula
A agente comunitária de saúde, Ana Paula, destacou que atua desde 1997 e que já visitou diversas famílias. Porém, encontra dificuldades na efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS), gerido pelo Governo Federal. “Nossa preocupação é a excelência no atendimento, pois somos o grande elo da assistência em saúde e a população”, destacou a agente.
O vice-prefeito de Maruim, Murilo Mota (PSD), que representou o prefeito Jeferson Santana (PMDB), que está em Brasília em viagem oficial, destacou a importância do trabalho preliminar que os agentes desempenham, facilitando o trabalho do médico na consulta.
Vice-prefeito de Maruim, Murilo Mota
Os agentes aproveitaram a noite de homenagens para reivindicar dos vereadores o apoio para a descentralização das equipes do Programa Saúde da Família, centralizadas na Clínica de Saúde da Família Nossa Senhora da Boa Hora. Esta medida, segundo a representante Ana Paula, visa dinamizar os serviços junto à comunidade.
Cerca de 20 agentes municipais estiveram presentes na sessão especial desta terça-feira.

4 de outubro

O dia 4 de outubro foi instituído como o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde pela Lei nº 11.585, de 28 de novembro de 2007, sancionada pelo então presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 29 de novembro de 2007.

Por Redação

Postar um comentário

1 Comentários

  1. PARABENS AO VEREADOR MOACIR PELA INICIATIVA, TIRO MEU CHAPEU POR ESTA CASA QUE NA ATUAL GESTAO TEM REQUERIDO PONTOS POSITIVOS PARA NOSSA COMUNIDADE, PARABENS MESMO!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!