Novas cirurgias de catarata estão disponíveis à população de Maruim

Foto: Divulgação - 
A Secretaria de Saúde do município de Maruim está em processo de cadastro de pacientes que queiram realizar a cirurgia de catarata a partir do Sistema Único de Saúde.
Os interessados devem procurar a servidora Cláudia, das 07h às 12h, na Clínica da Saúde da Família 24h, na Rua Major Miguel, munidos de documento de identificação a fim de realizar o cadastro para o exame avaliativo de verificação da pressão dos olhos. Após este exame, o paciente estará apto às cirurgias gratuitas no Instituto de Olhos de Sergipe (IOS).
Para o secretário municipal de Saúde, José Souza Santos, “esta é uma grande conquista para a população de Maruim, tendo em vista o alto custo da cirurgia, que conseguimos graças à agilidade no atendimento e na marcação de exames pela internet”. “A previsão é que a cirurgia aconteça no dia 28 de setembro”, acrescentou o secretário.
Os pacientes serão encaminhados ao IOS em transporte disponibilizado pelo Governo Municipal de Maruim.

A catarata

De acordo com a médica Amaryllis Ayakian, coordenadora do Setor de Catarata do Departamento de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, “a catarata é um tipo de lesão ocular, provocada porquê o cristalino, que deveria ser bem permeável à passagem da luz, torna-se opaco. Como consequência, os raios luminosos não chegam à retina onde estão os receptores fotossensíveis”.


Por Ascom / Prefeitura de Maruim

Postar um comentário

0 Comentários