Programa de incentivo à leitura chega às escolas da rede estadual

(Foto: Ascom/Seed Sergipe).
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) está desenvolvendo uma série de oficinas com professores, coordenadores e técnicos, com o objetivo de incrementar a prática da leitura do texto literário entre os alunos da rede estadual. As oficinas fazem parte do Programa de Incentivo à leitura, cuja ação já está na segunda série de oficinas. Os professores trabalham textos como poemas, crônicas, contos, entre outros.
Nesta segunda etapa das oficinas, foi realizada no último dia 20 a Hora de Leitura na Escola Estadual João de Mattos Carvalho, situada em Simão Dias. A ação prossegue durante toda esta semana nas demais escolas da rede estadual.
Dentre as ações já existentes na escola, o projeto prevê o auxilio do professor na elaboração de projetos que sistematizem práticas de leitura do texto literário; a orientação ao professor na ação da mediação em leitura e a garantia da gratuidade da experiência com a leitura literária.
De acordo com a diretora do Departamento de Educação, professora Izabel ladeira, nos meses de maio e junho deste ano foi realizada a primeira série de oficinas cujo propósito foi o planejamento de atividades de leitura, de escrita, e de oralidade: "a partir do pressuposto de que estas capacidades devem ser encaradas como objetos de ensino que, por essa razão, requerem abordagens e metodologias específicas". 

Monitoramento

Além das oficinas, teve início neste mês o monitoramento de 96 escolas da rede estadual de ensino. O monitoramento prevê a visita das técnicas do Serviço de Ensino Fundamental do Departamento de Educação da SEED com o objetivo de aproximar as unidades de ensino da Diretoria de Educação e da Seed.
Izabel Ladeira disse que com o monitoramento o intuito é criar um fluxo de comunicação contínua que venha a contribuir com a escola. As técnicas oferecem uma assessoria às escolas visitadas, orientando ações que, articuladas às formações dos professores nas oficinas, devem contribuir para que a escola atinja as metas estabelecidas para o ano de 2013. "Nestas visitas, são entregue às escolas duas caixas organizadoras que, articuladas aos projetos de leitura, devem garantir a circulação dos livros que chegam à escola através do Programa Nacional Biblioteca na Escola e a democratização do acesso ao livro e à leitura", acentuou.

Programa

O Programa de Incentivo à leitura foi instituído pela Portaria n º 4074/2013 de 16 de abril de 2013. Tem como principal objetivo a formação de leitores, o planejamento de ações voltadas para o desenvolvimento de diferentes capacidades de linguagem, especialmente a proficiência em leitura e o acompanhamento dessas ações nas 96 escolas acompanhadas pelo Programa.

Por Ascom/Seed Sergipe

Postar um comentário

0 Comentários