Novo Monte Carmelo desenvolve turismo religioso em Carmópolis

Foto: Ascom/Setur.
Com a visita do Papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, vários estados do País passaram a investir no Turismo Religioso visando atrair mais visitantes. Em Sergipe, os investimentos começaram muito antes. Com uma cultura tradicional e que já é destaque no cenário nacional, o Monte Carmelo, na cidade de Carmópolis, distante 47 Km da capital, se transformou no Complexo Turístico Religioso Monte Carmelo.
A Secretaria de Estado do Turismo, em parceria com a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), tem buscado divulgar essa área. No Rio de Janeiro, por exemplo, durante a "Expocatólica", na Jornada Mundial da Juventude, uma feira que tem como objetivo divulgar os destinos brasileiros que possuem uma forte cultura religiosa, alguns municípios sergipanos, além de Carmópolis, ganharam um destaque especial, como Divina Pastora, São Cristóvão, Laranjeiras, Nossa Senhora de Aparecida e Propriá. O estande está sendo um dos mais visitados.
O novo espaço é o início para alavancar, ainda mais, o turismo religioso da cidade. Agora, o Monte Carmelo conta com um restaurante, lojas de artesanato, altar, parque infantil, velário, projeto paisagístico, iluminação temática, estações da Via Sacra e também uma grande imagem de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira do município, em uma estrutura com mais de 30 metros de altura, tudo isso em uma extensa área com 7.700m².
As obras totalizaram um investimento de R$ 3,8 milhões, feito pela prefeitura da cidade, que tem como objetivo movimentar a economia, através do turismo, gerando renda e emprego para os munícipes. As lojas de artesanato estão com um estoque variado de acessórios religiosos, o visitante pode encontrar água benta, terços, chaveiros, escapulários, camisas, velas, almofadas, bolsas e até lembrancinhas personalizadas com a imagem de Nossa Senhora do Carmo.
O Monte Carmelo fica em um local privilegiado, a 142 metros acima do nível do mar, proporciona ao visitante uma belíssima vista panorâmica da cidade. De lá de cima, pode ser vista a área urbana, os campos de petróleo, os rios do Vale do Japaratuba e Cotinguiba, até o mar de Pirambu. Um lugar encantador e abençoado por Deus e Nossa Senhora do Carmo.

Manifestações religiosas

Carmópolis tem uma forte presença carmelita, tradição que começou na região do vale do Japaratuba, a ocupação de elevações é uma característica dessa ordem religiosa. Romeiros e penitentes, durante todo o ano, percorrem a recurvada ladeira, que leva ao alto do morro, para pagar promessas ou agradecer as graças alcançadas, mas o momento que concentra maiores manifestações religiosas é o mês de Julho, época da festa da padroeira, onde acontece uma procissão que reúne milhares de fiéis.

Por Ascom/Setur

Postar um comentário

0 Comentários