Vacinação contra a Paralisia Infantil termina no dia 21

Imagem: Divulgação
Com intuito de imunizar 95% das crianças com idade entre seis meses  e menores de cinco anos, a campanha nacional de vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite), que foi iniciada em 8 de junho, termina na próxima sexta-feira, 21.
De acordo com o secretário de Saúde de Maruim, José Souza, “nosso objetivo é alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, porém, não é fácil”.
O Ministério acompanha o desempenho dos municípios a partir do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).
Outra dificuldade apontada pelo secretário de saúde é o deslocamento até o posto de vacinação, pois muitos pais não dispõem de muito tempo para levar as crianças.
De acordo com Sândala Oliveira, gerente do programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), “a vacina é administrada via oral. Só não podem receber a dose as crianças que estiverem com febre ou vômito. Neste caso, os pais ou responsáveis devem esperar até a criança melhorar para levá-la até um posto de vacinação. É muito importante levar o Cartão de Vacinação”.
Segundo à Agência Brasil, o último caso de poliomielite registrado no Brasil foi há 24 anos e, desde 1994, o país mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde de erradicação da poliomielite. Porém, o ministério da Saúde ressalta a importância da vacinação para evitar a reintrodução do vírus no Brasil, pois alguns países da África ainda registram casos da doença.
O posto central de vacinação em Maruim está situado na Rua Major Miguel, anexo à Clínica de Saúde da Família.


Por Ascom/Prefeitura de Maruim

Postar um comentário

0 Comentários