Parlamentar Jovem do Mercosul apresenta projeto na Alese

Camila de Jesus Oliveira (Foto: Portal Infonet)

Na manhã da próxima quinta-feira, a deputada Ana Lúcia abre o espaço do plenário para a estudante Camila de Jesus Oliveira, representante de Sergipe no Projeto Parlamento Juvenil do Mercosul. A estudante itabaianense de 15 anos irá apresentar à sociedade sergipana o projeto “O ensino médio que queremos”.
O projeto, de autoria da adolescente, prevê a realização de conferências envolvendo estudantes de todo o estado a fim de discutir problemáticas enfrentadas por eles no âmbito da educação e construir propostas para uma educação pública de qualidade. As propstas irão servir de subsídio para a elaboração de uma Carta de Recomendação a ser entregue à presidência da República e ao Mercosul.
Durante sua palestra, Camila também irá apresentar as principais deliberações do encontro dos parlamentares jovens do Mercosul, ocorrido ­no dia 15 de setembro do ano passado, além de expor os principais objetivos, o funcionamento e a trajetória de atuação do projeto Parlamento Juvenil do Mercosul.
Criado em 2010, o Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do setor educacional do Mercosul e conta com o apoio do Ministério da Educação e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Com o objetivo de abrir canais oficiais de participação social e política para adolescentes e jovens, o projeto funcina como um parlamento internacional onde meninos e meninas representantes de seis países da América do Sul debatem e propõem estratégias e políticas públicas para a juventude, sobretudo no âmbito da educação.
A partir da experiência, os adolescentes participantes têm a oportunidade de interagir com outros parlamentares, propor Projetos de Lei elaborados a partir de debates realizados entre os adolescentes, mas que também apresentam demandas reais, identificadas a partir das próprias realidades e vivências dos meninos e meninas.

Por Agência Alese

Postar um comentário

0 Comentários