Sedetec busca interação com cooperativas estaduais

Secretário Saumíneo Nascimento (Foto: Jairo Andrade/Sedetec)

Nesta sexta-feira, 8, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, recebeu a visita de cortesia do presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Sergipe (Ocese), José Francisco do Nascimento. O principal objetivo do encontro foi de promover uma maior interação entre o órgão e a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), vinculada à Sedetec, já que nem todas as cooperativas - apesar de registradas – são associadas.
“Algumas informações e documentações são importantes para que a Junta tenha maior acesso e entendimento sobre as cooperativas, desenvolvendo uma harmonização de acordo com o que a Legislação do sistema coorporativista exige”, explicou o secretário Saumíneo.
A Ocese é resultado da divisão de antigas organizações coorporativistas existentes nos anos 60. Enfraquecidas, suas gestões decidiram se unir novamente, criando a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que deu origem às organizações estaduais. Atualmente são 106 cooperativas, com 10.500 associados, totalizando 3.500 empregos diretos, tendo como destaque o segmento de transportes, com a maior quantidade de cooperativas do estado.
De acordo com José Francisco, outro segmento importante são as cooperativas de saúde. “Hoje temos dez, dentre elas a Unimed, que devido à sua força, levou a criação da cooperativa da Unicred, abrangendo também diversos setores, além da saúde”, destaca. “Essa visita é muito importante, pois queremos facilitar o trabalho da Jucese no que diz respeito às informações. O sistema coorporativista é sui generis, com doutrinas e princípios próprios que devem ser observados e destacados no seu estatuto”, concluiu o presidente.

Por Ascom / Sedetec

Postar um comentário

0 Comentários