Deputados apostam num ano de 'diálogo e tranquilidade'

Nova Mesa Diretora (Foto: Maria Odília/Agência Alese)

A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, presidida mais uma vez pela deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), terá um biênio marcado pela tranquilidade e pelo diálogo. A aposta é dos parlamentares presentes à sessão de hoje. O líder da bancada de oposição, deputado estadual Venâncio Fonseca, acredita que o legislativo terá um ano produtivo e sem tantos confrontos, como ocorreu em 2012.
Venâncio disse que está na expectativa de que o Legislativo continue como um órgão fiscalizador do Poder Executivo, garantindo uma melhor aplicação dos recursos. “Um exemplo foi o exaustivo debate em torno do Proinveste. Demos uma demonstração de independência e força política, mostrando os equívocos do governo, que entendeu e chamou para o diálogo. E através do diálogo chegaremos a um consenso”, observou.
O líder da oposição disse que o Poder Legislativo é isso: transmite sempre a impressão de tensão, de confronto, mas é marcada pelo debate produtivo e tranquilo. “Num dia estamos discutindo, divergindo, e no dia seguinte o clima está tranquilo, embora estejamos travando um debate acirrado. Assim é o parlamento, é assim na democracia. Esse ano será tranquilo, em 2014, ano eleitoral será complicado”, prevê.
O senador Eduardo Amorim (PSC) afirma que a Mesa Diretora nasceu de um processo pautado pela busca de transparência e pelo diálogo no parlamento, características que, segundo ele, vão marcar o biênio da deputada Angélica Guimarães. O senador disse que será desta forma que os parlamentares vão agir, por exemplo, no retorno do pedido de empréstimo (Proinveste), que será reencaminhado pelo governador Marcelo Déda.
“Teremos diálogo e cobrança de transparência. É preciso zelo e cuidado com a coisa pública. Os deputados e qualquer membro de uma Mesa num parlamento, seja aqui ou em Brasília, precisam ter um papel fiscalizador. Solicitamos um diálogo e o diálogo foi aberto”, comentou. Amorim entende que se as sugestões dos parlamentares forem aprovadas, a tendência é que (Proinveste) seja aprovado pelos deputado estaduais. “Fazemos política com responsabilidade e não praticamos a política do quanto pior melhor. Agiram com responsabilidade (aqui) e pediram o diálogo”.
Eleito vice-presidente do Poder Legislativo, o deputado estadual Zé Franco (PDT) disse que o biênio na Assembleia Legislativa será 'tocado' com tranquilidade e união. “A prova pode ser observada na questão do Proinveste. Houve consenso e quem ganhará é o Estado e os municípios, que vão receber obras estruturantes, especialmente Socorro, que será bem agraciada”.
Zé Franco disse que o parlamento precisa dar sempre provas de independência e atuar como a voz da população. “Somos criadores de leis e temos responsabilidades. Estamos aqui pelo voto popular e temos um papel a cumprir. Sou vice-presidente hoje e pretendo colaborar com a presidente Angélica Guimarães, que terá um papel importante neste momento de diálogo e  união”.

Por Agência Alese de Notícias

Postar um comentário

0 Comentários