POLÍTICA SINDICAL: A luta continua...



* Por Izabel Nascimento

Em meio às diversas e constantes felicitações pela chegada de um novo ano, uma pausa para uma breve retrospectiva da Luta Sindical em Maruim, nas horas finais do ano que foi palco de muitas transformações na organização dos trabalhadores e trabalhadoras desta cidade.
O ano se despede deixando muitos anseios e convicções nos corações dos que construíram a Luta em Maruim, por Direitos, por Respeito e por Dignidade para o Magistério.
Uma das mais belas músicas interpretadas por Leci Brandão, “Anjos da Guarda”, embalou muitos dos atos públicos desta categoria. Nela, a cantora afirma que é “na sala de aula que se forma um Cidadão, (...) que se muda uma nação”. E com esta certeza, os Professores caminharam, nas ruas da cidade rumo à Prefeitura, ao Ministério Público, à Secretaria Municipal de Educação, às Escolas, às Praças Públicas, à Delegacia... Aulas e mais aulas de Cidadania, de Coragem, de Determinação. Caminharam até onde jamais imaginariam chegar. Reunidos, perceberam que seus medos são bem menores do que sua Força, quando estão unidos.
E, quanto mais fortes os Professores, mais intensas foram as ações de opressão contra eles. Alguns detentores (ou não) de poder, que passaram pela história deixando marcas de perseguição contra os Direitos dos Trabalhadores. Diante deles, alguns se calaram, outros se omitiram... Mas os Professores...?! Estes resistiram bravamente, conscientemente...
Para o magistério de Maruim, são muitos anos de Luta. Para a História das Lutas dos Trabalhadores no Brasil, alguns (importantes) passos. Para mim, o mais importante nessa trajetória é a formação da Consciência de Classe, o reconhecimento de que transformar é possível, resistir é necessário, lutar é urgente.
O ano termina. Muito a se fazer, e será feito. O desejo de construir uma Luta organizada em favor da coletividade, passou da fase se ser sonho. E para alcançá-lo, haverá luta, organização, determinação, mesmo que surjam outros, na caminhada, que tentem impedir...  
Em final de ano, as pessoas sempre projetam seus sonhos e reafirmam suas convicções. Quanto aos Professores e Professoras de Maruim, os sonhos são muitos. Mas a convicção é apenas uma: A luta continua!

_______________
* Izabel Nascimento é cordelista, sindicalista e professora da Rede Municipal de Ensino 

Postar um comentário

0 Comentários