Parque Eólico consolida-se como um marco na história da energia limpa em Sergipe

Parque eólico (Foto: Marcos Rodrigues/ASN)

Com as alterações climáticas que o mundo tem vivenciado hoje, a preocupação da população e a meta dos governos é a produção de energia limpa, segura e ecologicamente correta. Pensando no que pode ser realizado e deixado para as gerações futuras, o governador Marcelo Déda trabalhou para vê instalado em Sergipe a Usina de Energia Eólica (UEE) Barra dos Coqueiros, que será inaugurado na próxima terça, 29, com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff.
A Usina Eólica, empreendimento do grupo Engevix, terá capacidade de produzir 34,5 megawatts, que representa energia suficiente para abastecer uma cidade com 120 mil habitantes. Esta energia é produzida através dos aerogeradores instalados nas 23 torres a 100 metros de altura.
Os estudos para implantação do Parque Eólico foram iniciados em 2008. As obras iniciaram em outubro de 2011 e a instalação das turbinas iniciou em abril de 2012. Os critérios para escolha de Sergipe para a instalação do empreendimento foram o potencial de ventos do local, que garante a produção de energia e torna o parque economicamente viável; as facilidades logísticas do local em razão da proximidade com o porto de Barra dos Coqueiros, que recebe os navios que transportam as turbinas eólicas; e o fato de o local da usina estar inserido no plano de desenvolvimento da Codise, em um local previamente destinado à implantação de projetos.
A UEE Barra dos Coqueiros comercializou sua energia no primeiro leilão exclusivo de energia eólica do Brasil. A energia será contratada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) como energia de reserva por um prazo de 20 anos.

Apoio

O Governo do Estado apoia a iniciativa através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) com a concessão de incentivo locacional, disponibilizando a área de 300 hectares, equivalente a 320 campos de futebol, vizinha ao Porto de Sergipe. O investimento total da obra é de R$ 125 milhões.
O projeto do Parque Eólico obteve financiamento de US$ 56 milhões do China Development Bank (CDB). A operação foi a primeira na modalidade de "project finance" realizada pelo banco chinês no mundo. O financiamento obtido com o CDB tem prazo de 15 anos e será amortizado em 29 parcelas semestrais. 
A empresa pagará juros de 5,1% ao ano mais a variação da taxa interbancária de Londres (Libor). Segundo o diretor presidente da Upside, Humberto Gargiulo, que atuou como assessor financeiro da Desenvix na operação, as condições fechadas com os chineses permitirão aos sócios da usina de Sergipe obter um retorno do investimento melhor do que em um empréstimo do BNDES.

Controle

O Parque Eólico é controlado pela Desenvix, que tem como sócios a empresa de engenharia Jackson Empreendimentos, a norueguesa SN Powere a Funcef, fundação de previdência complementar dos funcionários da Caixa Econômica Federal. 

Importância

Segundo a engenheira da empresa Tecnogás, Ana Mendonça, a instalação da Central Geradora da Barra dos Coqueiros é um marco na história da energia no estado de Sergipe, por se tratar de uma iniciativa pioneira na área de Energias Renováveis e por estar sendo colocado em operação em um momento de grande necessidade de energia para o país.
“A CGE da Barra é o primeiro dentre outros projetos de energia eólica a serem implantados em Sergipe. Energia é sinônimo de desenvolvimento, essa nova forma de geração, além de contribuir para o crescimento do Estado e do país, não causa impacto ambiental durante a produção. O emprego de novas tecnologias e inovação se constituem em um ambiente propício às discussões acadêmicas no sentido de estimular a cadeia produtiva do Estado”, avaliou Ana Mendonça.

Divisor de Águas

A exemplo do que representou para os sergipanos a chegada da energia elétrica a partir da usina de Paulo Afonso (BA), nos anos 1950, o governador Marcelo Déda também avalia a entrada em operação dessa nova usina como um divisor de águas na história sergipana. “Esse é um projeto importante para Sergipe, para o Nordeste e para o Brasil. É com muita felicidade que podemos celebrar essa que é uma vitória da engenharia nacional, do estado de Sergipe e da política da presidenta Dilma Rousseff para o setor elétrico. Além das diversas fontes de energia que Sergipe dispõe hoje, contamos com mais essa fonte de energia que, além de tudo, é esteticamente bonita e ambientalmente limpa”, comemorou.
O governador levou em consideração a estratégia montada pelo Governo Federal em manter fontes de energia renovável como ‘reserva’ para os períodos de estiagem, a exemplo do que todo o Nordeste vivencia agora, onde não haverá riscos de desabastecimento elétrico, ocasionado pela baixa dos rios que sustentam as usinas hidrelétricas, que são a base do abastecimento da região.

Por Agência Sergipe de Notícias / ASN

Postar um comentário

0 Comentários