Luciano José dos Santos: De Maruim para o Mundo!

Luciano José dos Santos (Foto: Inventário Cultural de Maruim)

Por Keizer Santos

Luciano José dos Santos é um maruinense dedicado aos estudos, que venceu na vida através da sua capacidade intelectual e por apresentar garra em vencer obstáculos.
Filho de Olegário José dos Santos e Maria Pastora dos Santos, Luciano nasceu em 02 de junho de 1942. Um menino dedicado aos estudos iniciou suas atividades escolares com a professora Maroca Fidelis. Passou então a estudar no Grupo Escolar Padre Dantas, porém concluiu o 1º grau (hoje Ensino Fundamental) no Ginásio Cenecista Regional Maruinense (atual Colégio Estadual Felipe Tiago Gomes).
Em 1960, ingressa no Colégio Estadual Atheneu Sergipense a fim de cursar segundo grau (hoje Ensino Médio), que foi concluído em 1962.
Em 1964, deixa Sergipe rumo a São José dos Campos, no Estado de São Paulo, após sua aprovação no conceituado Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). No ITA, onde planejava fazer Engenharia Aeronáutica ou Mecânica, ficou apenas dois anos, pois havia sido aprovado para a Universidade de São Paulo (USP).
Na USP, em 1967, iniciou uma nova fase da sua vida acadêmica, pois passou a cursar dois cursos de forma simultânea: Engenharia Naval na Escola Politécnica da USP e Matemática. Formou-se em 1970.
Em 1971 passou a compor os quadros de funcionários da International Business Machine – IBM, em São Paulo. Na IBM assumiu diversos cargos: representante associado; analista de sistema associado; analista de sistema sênior e analista de sistema consultor.
Um profissional dedicado e estudioso, Luciano José foi o responsável pela transferência de tecnologia no International Techinical Support – ITSC, em Boeblingem, na Alemanha. Também ministrou workshop de SQL/DS V 3.4 na Alemanha, no Japão, na Tailândia, na Indonésia, no México e no Brasil.
Em 2004, realizou o seu maior sonho segundo pessoas próximas, ingressar na Faculdade de Medicina. Formou-se em 2010, na Escola Paulista de Medicina – EPM e está inscrito no Conselho regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) desde 20 de dezembro de 2010.
Atualmente, aos 70 anos de idade, Luciano José reside no Estado de São Paulo.

Referências Bibliográficas

CONSELHO Regional de Medicina do Estado de São Paulo – Cremesp. Disponível em http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=GuiaMedico&pesquisa=proc. Acesso em 30 dez 2012.
  
CRUZ E SILVA, Maria Lúcia Marques. Inventário Cultural de Maruim. Edição comemorativa aos 140 anos de Emancipação Política da cidade. Aracaju: Secretaria Especial de Cultura, 1994.

 __________________________________
* Estudante do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo na Universidade Federal de Sergipe

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá!
    Fui aluna dele há muito tempo atrás e gostaria MUITO de ter algum contato dele para agradecer e podermos conversar.
    Por favor se alguém possuir serei imensamente grata.
    Obrigada, Hercia

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!