Governo rebate avaliação do Sintese

Uma das ações do governo (Foto: Juarez Silveira/Seed)

O governo do Estado não concorda com a avaliação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese) que lhe imputou a nota 2,1 em 2012. Segundo o governo, o critério utilizado para a avaliação é meramente financeiro sem levar em conta os avanços que o governo realizou em diversos campos da Educação estadual. Mesmo se o critério for apenas o financeiro, o governo entende que o Sintese está sendo injusto e solicita que o sindicato mostre para a sociedade outros governos em Sergipe que nas últimas décadas tenham oferecido mais reajustes e aumentos reais, acima da inflação, para todas as categorias dos professores estaduais.
Além do mais, o governo entende que é antidemocrático da parte do Sintese querer avaliar as administrações públicas já que ele não permite que os professores sejam avaliados. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) contratou uma consultoria para avaliar o desempenho dos professores e o Sintese rejeitou a avaliação. Esta avaliação iria servir para ajudar a encontrar mecanismos para melhorar o trabalho dos professores, identificando falhas, necessidades de treinamentos, reciclagens e atualizações, levantamentos dos pontos fortes e fracos e diagnosticar as formas de corrigir os desvios para melhorar a qualidade da educação pública.
O governo aponta ainda que nunca o Sintese deu sua contribuição em questões outras que não fossem as salariais e jamais ofereceu uma proposta pedagógica para ser avaliada pela Seed, reforçando o caráter mercantilista das suas reivindicações. Nos anos anteriores, a nota dada ao governo do Estado estava na casa dos 4, em 2012, justo o ano em que o governo não teve condições de arcar com os valores salariais reivindicados pelo sindicato, a nota caiu pela metade. O governo acredita que, para o Sintese, Educação se resume a salários, mas mesmo neste item, o atual governo entende que realizou grandes avanços.
Basta pegar o contracheque atual de qualquer professor do Estado e comparar com os valores que ele recebia até 2007. O que ganhou menos dobrou seus rendimentos, tendo categorias que chegaram a triplicar o salário. Outro aspecto rejeitado pelo governo é a personificação dos protestos do Sintese que ataca diretamente a pessoa física do governador Marcelo Déda. O governo entende que se trata de uma relação institucional, mas mesmo assim, o sindicato faz questão de atacar a pessoa Marcelo Déda, denotando uma falta de critério e de respeito ao ser humano que, todos sabem, passa por um problema de saúde em busca de tratamento.
Em relação a esta questão, o Sintese se utiliza de dois pesos e duas medidas, pois quando trata das administrações municipais ele dá as notas e refere-se apenas ao nome do município, deixando desta forma muito claro a sua intenção de prejudicar a imagem do governador junto à sociedade. O governo entende ainda que, pelo trabalho que vem realizando nas questões pedagógicas e estruturais, muitas destas ações de forma inédita, que a nota dada pelo sindicato deveria levar em consideração estes avanços e lamentou mais uma vez que o critério usado seja apenas o salarial.
O governo de Sergipe implantou o programa Sergipe Alfabetizado e de 2007 a 2012 mais de 185 mil pessoas jovens, adultas e idosas frequentaram as classes de alfabetização da Secretaria de Estado da Educação. Em relação à reforma de Escolas, de 2007 até os dias atuais, o Governo de Sergipe já reformou 72 escolas e quatro quadras. Até o momento, foram investidos mais de R$ 70 milhões nas reformas e ampliações das unidades de ensino da rede estadual e, até o final deste governo, estima-se que serão investidos recursos na ordem de R$ 190 milhões em reformas, ampliações, construções de escolas e quadras esportivas.
Em relação ao Programa Pré-Universitário, a Seed acumula êxitos todos os anos que podem ser observados nos resultados dos vestibulares de 2012, quando a rede pública estadual de ensino aprovou 3.733 alunos, representando um acréscimo de 23,20% em relação ao ano passado, cuja aprovação chegou a 3.030 alunos. Do total de alunos aprovados em 2012, 2.703 conquistaram vaga na Universidade Federal de Sergipe (UFS), 413 na Universidade Aberta do Brasil (UAB) e 617 em instituições particulares. O crescimento do número dos aprovados na UFS foi de 36,51% em relação aos vestibulares 2011, cuja aprovação na Universidade Federal abrangeu 1.980 alunos.
O governo de Sergipe, através da Seed, ofertou em 2012, 6.175 vagas no curso Pré-Universitário distribuídas em 39 polos presentes em 21 municípios. Ademais, operacionalizou quatro simulados preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltados para os mais de seis mil alunos do curso Pré-Universitário e cinco simulados para os alunos do ensino médio em todas as escolas da rede pública estadual.
A Seed criou ainda diversas ações que ajudam a melhorar a qualificação dos professores e que nunca são levados em consideração pelo Sintese a exemplo de cursos de formação continuada e apoio a mestrados e doutorados.

Por Ascom / Governo de Sergipe

Postar um comentário

0 Comentários