Justiça decide pelo cancelamento da 19ª Bênção dos Vaqueiros

A tradicional Bênção dos Vaqueiros, evento festivo que ocorre há 18 anos no município de Maruim, distante a 30 Km de Aracaju (SE) foi cancelada por decisão judicial ajuizada por Ação Civil Pública, sob o nº 201274000658, impetrada pelo Ministério Público Estadual. 
De acordo com a decisão do Juiz de Direito Nelson Humberto Madeira da Silveira, em 15 de junho de 2012, o indeferimento deu-se por conta da ausência de novo alvará judicial, que pelo descumprimento da decisão, seria aplicada multa de R$ 100.000,00 (cem mil reais) por dia. 
A festa que foi remarcada seria realizada no dia 27 de maio e havia sido cancelada por decisão que indeferiu a concessão do alvará judicial. 
A organização do evento, assim como na primeira data, ingressou com um agravo de instrumento sob nº 2012213037, no sábado (16), que foi indeferido pelo relator Desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto. 

A organização do evento 

A organização do evento “Bênção dos Vaqueiros” informou à Justiça que o evento possui caráter cultural e tradicional do município de Maruim, cuja edição deste ano seria a décima nona. 
O evento apresenta grande aceitação popular e trata-se de evento realizado pela comunidade e sem fins lucrativos, que conta com o apoio dos entes públicos e privados, inclusive da Igreja. 
Os organizadores informaram que para a realização do evento, foram solicitados patrocínios, além de haver comunicação formal aos órgãos competentes com resposta afirmativa por parte da Polícia Militar e da Guarda Municipal. 
O Corpo de Bombeiros emitiu laudo que comprovou a segurança da estrutura do palco. A Prefeitura Municipal de Maruim, por sua vez, expediu Alvará para a realização da festa, com a fiscalização de toda a estrutura do local. 
O acesso das crianças e dos adolescentes sem a presença dos pais, também seria fiscalizado, conforme comunicação feita ao Conselho Tutelar do município. 
A organização informou ainda, em relato à Justiça, que a suspensão do evento gera graves prejuízos, pois a programação havia sido contratada e a população manifestava ansiedade em participar da vaquejada, por se tratar de festa tradicional que mobiliza vários setores, inclusive o econômico do município. 

Texto: Keizer Santos 
Imagem: Divulgação

Postar um comentário

2 Comentários

  1. agora que vc vai colocar que foi cancelada pq não colocou quando ja tinha a certeza que vc ja sabia so deixou os comerciantes se individar desde de exta que vcs ja sabian disso agora fica dizendo que é culpa da oposiçao

    ResponderExcluir
  2. É amigo Keizer vc pisou na bola. Agora vai dizer o que? - Estou do outro lado, mas devo confessar não tem nada a ver com política de oposição. Tudo é questão de organização pq o pedido de liminar foi indeferido, então deveria ter feita outra solicitação, acredito. Mas não foi feita paciência. Não sei se vou continuar de um lado que enm sequer consegue realizar festa, imagine administrar.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!