Há 161 anos uma mulher assumia o cargo de professora em Maruim

Imagem: Divulgação
Há exatos 161 anos, em 03 de junho de 1851, uma mulher assume o cargo de professora pela primeira vez na então Vila de Maruim, Comarca de Laranjeiras da Província de Sergipe Del Rey. 

A professora Maria Maternidade Magalhães tomou posse, dez anos após um homem ter assumido o posto de professor pela primeira vez em Maruim, na ocasião o Pe. Francisco Benvindo Campos, em 20 de julho de 1841. 
A posse da professora de Primeiras Letras, sob juramento, aconteceu em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores,  presidida pelo Sr. Major Érico Protestato da Fonseca, e registrada em ata subscrita pelo secretário João Antônio Pinheiro de Paiva. 
Em 29 de maio de 1874, 23 anos após a posse da primeira professora, é que outra mulher assume o cargo, a Sra. Leopoldina Noberta de Oliveira, a fim de lecionar no povoado Guiomar Dias. 

Texto: Keizer Santos 

Referência Bibliográfica 

CRUZ E SILVA, Maria Lúcia Marques. Inventário Cultural de Maruim. Edição comemorativa aos 140 anos de Emancipação Política da cidade. Aracaju: Secretaria Especial de Cultura, 1994.

Postar um comentário

0 Comentários