Antônia Vieira Dantas: A filha de Josias!

Em pé (da esquerda para direita): Os irmãos Sylvio, Yvonne, Josilda, Otávio (atrás), Padre Lindorval, Antônia, Nélson e Pedro. Sentados: Dorvalina (mãe) e Josias (pai) 
* Por Keizer Santos

Antônia Vieira Dantas, filha de Josias Vieira Dantas e Dorvalina de Mello Dantas, nasceu em 31 de março de 1917, em Maruim, município distante a 30 Km de Aracaju, capital do Estado de Sergipe.
Totônia, como era carinhosamente chamada, recebeu como forma de homenagem a sua avó paterna, o seu nome. Era a filha mais velha, daqueles que viveram, pois dos quatorze, apenas oito chegaram à fase adulta.
A afilhada do ilustríssimo Dr. José Sotero Vieira de Mello, iniciou sua vida estudantil aos nove anos de idade sob a tutela da professora Afra Guimarães em sua terra natal. Após três anos, passou a estudar no município de São Cristóvão, a 25 Km de Aracaju, no Colégio Nossa Senhora do Carmo, das Irmãs Ursulinas. Em 1932, quando o colégio fechou suas portas, passou a estudar no Colégio Soledade, na capital baiana, Salvador. Este colégio também era mantido pela Irmandade das Ursulinas. Porém, um ano depois, Antônia deixou de estudar devido aos problemas de saúde.
Em Maruim, Antônia passa a ensinar catequese na Igreja da Boa Hora com a sua mãe e, também,  participa da administração do Curtume São José com o seu pai.
Com o falecimento de Dona Dorvalina, sua mãe, passou a lecionar numa escola pública de Aracaju. Logo, passou a residir, com sua irmã mais nova Yvonne, na Rua Santa Luzia, nº 214, no centro da capital. 
Antônia Vieira Dantas faleceu aos 81 anos de idade, em 12 de junho de 1998, sendo sepultada no Cemitério Cruzeiro do Novo Século, em Maruim (SE).

* Estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e cidadão maruinense.

* Foto: DANTAS, Sylvio de Mello. Josias Vieira Dantas, meu pai. Salvador: S.M.D. 2002, p. 93.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGUIAR, Joel. Traços da História de Maroim. 2. ed. Edição comemorativa dos 150 anos de Maruim. Aracaju: Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, 2004.

CRUZ E SILVA,  Maria Lúcia Marques. Inventário Cultural de Maruim. Edição comemorativa aos 140 anos de Emancipação Política da cidade. Aracaju: Secretaria Especial de Cultural, 1994.

DANTAS, Sylvio de Mello. Josias Vieira Dantas, meu pai. Salvador: S M. D., 2002.

Postar um comentário

0 Comentários