Constante falta de água irrita moradores em Maruim

No início do mês de maio, uma comissão de moradores procurou o portal para relatar o descontentamento com os serviços prestados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) em Maruim, município distante a 30 Km de Aracaju (SE). 

Nos últimos meses, a companhia não justifica a constante falta de água no município e não divulga com antecedência quando ocorrerá a falta da mesma, a exemplo do que faz a companhia de abastecimento elétrico. 

Amostras perfeitas 

Outro fato que chama a atenção dos consumidores são os resultados 100% das amostras analisadas. Dos seis indicadores para o atestado de qualidade da água distribuída (Turbidez, cor, cloro, flúor, coliformes totais e coliformes termotolerantes) de acordo com a Portaria nº 518/04 do Ministério da Saúde, quatro tiveram amostras perfeitas, ou seja, 100% (Turbidez, cor, flúor e coliformes termotolerantes). 
Os resultados foram obtidos na fatura da Deso, correspondente ao mês de abril do corrente ano, onde são divulgados a cada mês. 
Segundo o Relatório Anual de Informação Técnica ao Consumidor 2009, último disponível no portal da Deso, que atende o Decreto Federal nº 5.440/2005, os resultados obtidos são avaliados, mensalmente, pela Vigilância Sanitária Estadual e pela Secretaria de Saúde de Maruim. 

Deso é multada em São Cristóvão 

Conforme matéria divulgada no portal do Jornal do Dia, em 22 de maio de 2012, a Deso foi multada a pagar indenização de R$ 100 mil por dano moral coletivo aos moradores do município de São Cristóvão. A decisão do juiz Manoel Costa Neto foi preferida em face da acusação do Ministério Público Estadual, que a companhia oferta água de qualidade duvidosa e que não atende os critérios de potabilidade exigido por lei. 

Deso não justificativa 

O portal entrou em contato com a Ouvidoria da Deso, via e-mail, no dia 1º de maio de 2012, e posteriormente com a Ouvidoria Geral do Estado, porém, nenhuma resposta foi enviada até o fechamento da matéria. 

Texto: Keizer Santos 
Imagem: www.blogdoanderson.com

Postar um comentário

0 Comentários