João Vieira dos Santos: O pai dos pobres!


João Vieira dos Santos
Neste domingo, em virtude da semana de comemoração pelos 158 anos de Emancipação Política de Maruim, município a 30 Km de Aracaju (SE), o portal homenageia o ex-prefeito do município, João Vieira dos Santos. 

João Vieira dos Santos, filho de Domingos Vieira dos Santos e Arlinda Barroso dos Santos, nasceu em Maruim, em 18 de setembro de 1935. 
De origem humilde, João Vieira, trilhou por árduos caminhos até chegar, por duas vezes, ao posto de Prefeito de Maruim. 
Devido a sua infância pobre, João Vieira não pôde se dedicar aos estudos, e então passou a colocar o trabalho em primeiro plano para auxiliar na renda familiar. No comércio foi garçon, dono de bar, de armarinho e depois de uma panificação. 
“Ao contrário de muitos, que renegam suas raízes e procuram obscurecer seu passado, orgulhava-se em defender o pão como garçon, tendo incontáveis vezes que trabalhar copiosamente fora de seu horário normal em trocas de gorjetas que complementassem sua renda, sua sobrevivência, seu bem estar e de seus familiares” ressalta Edileuza Santana, com quem João foi casado e teve quatro filhas (Arlinda, Maria Izabel, Joana e Aline). 
João Vieira dos Santos faleceu em 03 de março de 2004, no hospital Aliança, na capital baiana, Salvador. 

Vida Política 

João Vieira iniciou sua trajetória política como vereador, cargo este, que ocupou por duas vezes. Teve seu nome indicado para prefeito, e em 1983 assume pela primeira vez o município, sucedendo Wilson Dias de Matos, o alemão. 
Em 1997, ao suceder Evenor de Sena e Silva, entra para a história de Maruim, como o único prefeito a ocupar o cargo por duas vezes. 
João era conhecido como o “Pai dos Pobres”, título de origem popular, por sua dedicação em atender aos menos favorecidos do município. 
Uma das festas mais tradicionais do município, a Bênção dos Vaqueiros, foi idealizada quando na oportunidade, João Vieira ocupou o cargo de gestor do Executivo municipal. 

Homenagem 

João Vieira dos Santos, ícone da história política do município, hoje, empresta seu nome ao prédio da Câmara Municipal de Vereadores e a galeria situada na Praça Barão de Maruim. 

Texto: Keizer Santos 
Imagem: www.maruim.se.gov.br

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Sei que alguns poderão falar mal dele, todos tem defeitos, mas para a política maruinense ele é e sempre será o nome que nunca será esquecido. Para mim, não existiu( e tá difícil existir) um político que tinha uma visão tão ampla dos seus amigos e adversários (nunca errava nos seus palpites). Apesar do pouco estudo, tinha uma inteligencia admirável.

    ResponderExcluir
  2. sei nao desya bondade toda,descanse em paz mais..........

    ResponderExcluir
  3. que era inteligente nao se tem duvida, veja o que o pai dos pobres deixou para os pobres . nada

    ResponderExcluir
  4. PELO MENOS LEVOU ESSE TÍTULO , PIOR É QUEM NÃO TEM NEM CLASSIFICAÇÃO NENHUMA PARA PERPETUAR,MAS PARA NÃO DIZER QUE NAÕ TEVE NENHUMA CHANCE,PODERIA SER..." PAI DOS QUE RECEBEM EM CASA SEM TRABALHAR, PAI DOS QUE COLOCAM TRABALHADORES NA DELEGACIA, PAI DA TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA". TERIA ATÉ MAIS SUGESTÕES PORÉM ESSAS NO MOMENTO SÃO SUFICIENTES.

    ResponderExcluir
  5. Na vida política alguns se destacam por merecimento ou por bajulações. João Vieira não representa herói maruinense, foi um político quer viveu sua época, destacou-se pelo populismo, como perseguidor. Merece ser lembrado, mas não endeusado porque isto não cabe a um ser humano que teve tantos erros e alguns acertos. Esta é a realidade.

    ResponderExcluir
  6. Mas, vale lembrar que gostando ou não, João Vieira foi o único que assumiu o cargo de prefeito por duas vezes. Ele pode ter seus defeitos, mas vamos assumir: ENTROU PARA A HISTÓRIA DE MARUIM!

    ResponderExcluir
  7. O que o amigo não sabe, é que o Sr. João Vieira foi prefeito por duas vezes, tudo bem? e perdeu quantas^vc sabe^pesquise e responda. Ok?

    ResponderExcluir
  8. Ô ABESTADO, NÃO PRECISA NEM PESQUISAR( VC DEVE PESQUISAR ATÉ COMO SE ESCREVE UM A) JOÃO VIEIRA SÓ PERDEU UMA VEZ NA ELEIÇÃO CONTRA "MALVADINHA" E CONSEGUIU SENTAR DOIS NA CADEIRA DE PREFEITO.
    VOLTE AO PASSADO E VEJA: MURILO MOTA FOI ELEITO COM O APOIO DE SEU JOÃO E JEFERSON QUE FOI PREFEITO COMO CONTINUADOR DA SUA POLÍTICA.
    E COMO JÁ FOI DITO AQUI JOÃO VIEIRA FOI O ÚNICO(ATÉ AGORA) A SER DUAS VEZES PREFEITO.

    ResponderExcluir
  9. Meu irmão esse João Vieira foi cria da ditadura militar e do coronelismo. Sem sombra de dúvida foi um político no meu entendimento populista, insensato e perseguidor. Ao contrário de Rosário que tivemos o Sr. João Diniz que não perseguia, foi um dos melhores prefeitos de Rosário e nunca deamparou os filhos de Maruim como o próprio JV fez ao cortar os passes escolares dos estudantes por questões políticas e o coração bondoso de Sr. João Diniz e do prefeito de Siriri acolhia os alunos que precisavam estudar em Aracaju. Aí sim pode ser chamado de pessoal sensata e de coração bom. Isto é pura realidade, só espero Keizer que publique!!!

    ResponderExcluir
  10. Já são dois comentários que faço de forma racional e explicativa e o Sr. não publica. É assim Keizer que seu blog é democrático, vou usar o blog do opositor. Vc sabe muito bem que escreve tais informações, que jornalismo é este? Mude de lado agora não mude a personalidade. Publique se quiser.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!