Nota da Saúde em Maruim fica abaixo das médias estadual e nacional, segundo Idsus


Clínica de Saúde da Família de Maruim

O índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (Idsus), criado pelo Ministério da Saúde, avaliou pela primeira vez o acesso e qualidade dos serviços de saúde municipal, estadual e federal. 

Em Maruim, município distante a 30 Km de Aracaju, a nota atribuída à saúde foi 5,30. A nota ficou abaixo das médias estadual (5,36) e da federal (5,47). 
O Idsus tem como base 24 indicadores que buscam a avaliação do atendimento à população, estrutura, realização de exames, cirurgias, partos etc. 
Devido à grande diversidade, seja demográfica, cultural, socioeconômica, geográfica etc., as cidades foram dividas em seis grupos homogêneos de acordo com suas semelhanças. Por isso, não há um “ranking” dos municípios brasileiros. 
Os dados utilizados pelo Idsus foram coletados no período entre 2007 a 2010, nas secretarias municipais de saúde. A próxima avaliação será divulgada em 2014, com dados de 2011 a 2012. 
O portal não conseguiu entrar em contato com a Secretária de Saúde e Saneamento de Maruim, Marilene Dória da Fonseca. Nossos canais de atendimento estão abertos para eventuais esclarecimentos. 

Texto e imagem: Keizer Santos 

Postar um comentário

1 Comentários

Deixe aqui seu comentário!