Maruim e a ação do Presidente americano John Kennedy

Presidente John Kennedy
John Fitzgerald Kennedy, nascido em 29 de maio de 1917, em Brookline, Estado de Massachusetts, foi o 35º presidente dos Estados Unidos da América (EUA). Assumiu o mandato em 20 de janeiro de 1961 e encerrou de maneira drástica, quando foi assassinado em via pública, em 22 de novembro de 1963, em Dallas, Estado do Texas
Durante o governo Kennedy foi criado o programa “Aliança para o Progresso”, que tinha com o objetivo a promoção do desenvolvimento econômico através de colaboração financeira e técnica aos países da América Latina. O intuito do programa era impedir o surgimento de governos comunistas após a Revolução Cubana em 1959. 
No Brasil, as missões americanas iniciaram suas ações no litoral. Natal, capital do Rio Grande do Norte, foi a primeira cidade a receber os “benefícios” do programa, como a distribuição de leite em pó, construção de uma escola e até um bairro inteiro foi construído, o “Cidade da Esperança”. 
Placa de convênio no Alcides Pereira 
Maruim, município sergipano distante a 30 Km de Aracaju, foi beneficiado com a ação de Kennedy, em 1964, quando foi iniciada a construção do Grupo Dr. Alcides Pereira (hoje, Colégio Estadual Dr. Alcides Pereira), fruto de convênio entre o Estado de Sergipe, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e United State Agency for International Development (Usaid). 
Em 1965, quando o grupo escolar foi inaugurado pelo então governador Celso de Carvalho e pelo secretário de Educação e Cultura do Estado,Manoel Cabral Machado, o prefeito de Maruim era Antônio Meneses Filho, que governou no período de 1963 a 1966. 


Texto: Keizer Santos 
Imagens: Placa de celebração de convênio (Keizer Santos) e John Kennedy (Divulgação)

Postar um comentário

0 Comentários