Maruim perde seu filho Zacarias Izidoro Cardoso

Zacarias Izidoro Cardoso
Faleceu na manhã, deste domingo (25), o maruinense e sargento do Exército, Zacarias Izidoro Cardoso. O sepultamento do veterano da 2ª Guerra Mundial será hoje, segunda-feira (26), às 16h, no Cemitério Cruzeiro do Novo Século, no município de Maruim, distante a 30 Km de Aracaju (SE). 

Zacarias nasceu em Maruim, em 02 de janeiro de 1923 e quando ingressou no 28º Batalhão dos Caçadores, no 18 do Forte, em Aracaju, iniciou uma brava luta em defesa do Brasil. Participou da luta contra o nazifascismo, na Europa, em 1944. Na Itália lutou na Tomada de Montese, onde foi gravemente ferido, sendo internado no Hospital Militar Americano, em Livorno, na Itália, e depois transferido para um outro hospital nos Estados Unidos da América, em 1945. 
O “Louco de Pisa”, apelido lhe dado por colegas, apresentava disposição para enfrentar com bravura o campo de guerra. Até mesmo o ex-presidente do Brasil, Castelo Branco, o apelidou de “Meu Leão”. 
O sargento Cardoso morreu aos 88 anos de idade, em Aracaju, onde residia, vítima de uma infecção generalizada. 

Zacarias em Maruim 

Após o término da segunda guerra mundial, Zacarias volta a Maruim, sua cidade natal, após 19 cirurgias, em 1947. 
O retorno do ex-combatente e sobrevivente da guerra foi um acontecimento que parou a cidade. Zacarias foi recepcionado pelo prefeito Dr. Alcides Pereira, no bairro Lachez, e seguiu em passeata até a Prefeitura Municipal, ao som de fogos e da Banda Filarmônica Euterpe Maruinense. 

Texto: Keizer Santos 
Imagem: CRUZ E SILVA, Maria Lúcia Marques. Inventário Cultural de Maruim. Edição comemorativa aos 140 anos de Emancipação Política da cidade. Aracaju: Secretaria Especial de Cultura, 1994. 


Postar um comentário

3 Comentários

  1. Sou ex-soldador nº 525- Washington 1º Cia de Fuzileiros-1978-28º BC,tive o orgulho de conhecer pessoalmente o SGT Zacarias,sugiro aos nosso politicos que mudem o nome da praça Maria Quitéria (em frente ao 28º BC) para SGT Zacarias,pois tem tudo a haver com o nosso herói,sempre o via subindo a ladeira do quartel que margeam a praça.Washington Luiz Costa Nunes

    ResponderExcluir
  2. Sou Adriano Gomes tive um prazer imenso de conhecer o sargento Zacarias em 1999 logo guando entrei no exercito e ficava muito impressionado quando ele contava os acontecimentos daquela guerra um bravo e verdadeiro leão como era chamado hoje deixa muitas saudades a todos os ex combatentes daquela época. Vai com Deus grande Leão louco.

    ResponderExcluir
  3. Sou o cabo Dantas 1ª Companhia de Fzo 1989 do 28° BATALHÃO DE CAÇADORES, E TIVE A HONRA DE CONVIVER DURANTE ANOS COM ESSE HERÓI, UMA FIGURA ADMIRÁVEL UM SER HUMANO FANTÁSTICO "O LOUCO DE PISA"

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!