Vale testa nova tecnologia em Maruim


A mineradora multinacional Vale, de acordo com a Agência internacional Reuters, utilizará uma tecnologia inédita no Brasil para extração do potássio na Fazenda Pedras, em Maruim (SE). Tecnologia esta, que atingirá mais de 1Km de profundidade e descartará o uso de mão-de-obra no subsolo. 
O projeto está em fase de implantação. Estão sendo realizados estudos e testes para adequação dos métodos e identificar a real capacidade produtiva. 
O processo na mesa de negociação entre a Petrobrás, detentora do terreno, e a Vale, para exploração da carnalita, se arrasta há meses em Brasília (DF), inclusive com as participações ativas da presidente Dilma Rousseff (PT) e do governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT). 
O megaprojeto, que entrará em ação entre 2014 a 2016, aumentará a visibilidade econômica, não só de Maruim, mas do Estado de Sergipe e do Brasil. A produção de potássio no Estado poderá chegar a mais de 2 milhões de toneladas por ano e contribuirá para reduzir a dependência do país em relação à importação do insumo. 

Texto: Keizer Santos 
Imagem: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários