Políticas Públicas de incentivo ao Turismo não existem em Maruim

Batalhão das Flores

Maruim, município distante a 30 Km de Aracaju, capital do Estado de Sergipe, que outrora foi um grande centro comercial, cultural e industrial não apresenta política pública para atrair turistas. 

No Dia Mundial do Turismo, hoje (27), fica evidente à falta de investimentos no turismo local. Não há divulgação do município, nem mesmo quando existem festas com shows artísticos de cunho nacional. Mas, o Turismo não se resume aos shows artísticos. Turismo, também, pode ser feito com eventos culturais, ambientais, comerciais e, sobretudo históricos, que Maruim tem potencial, porém não explorado. 
Maruim poderia explorar os locais que abrigavam os antigos engenhos; A história dos escravos no município; Os diversos consulados que aqui existiam; O local da visita de Dom Pedro II; Trajetória política do Barão de Maruim; Os diversos trapiches; A “guerra” com Santo Amaro das Brotas; A Igreja do São Vicente; O local do primeiro povoamento: A Mombaça; A alfândega; A influência do Cel. Gonçalo Rollemberg; As casas comerciais; Os grandes jornais; O Gabinete de Leitura; A Igreja Matriz do Senhor dos Passos; A festa de Cruz de Bela; Os espaços ocupados pelos alemães; O ato de assinatura da mudança da capital para Aracaju, que foi no Engenho Unha do Gato; Personalidades como Joel Macieira Aguiar, Josilda de Mello Dantas, Alberto Deodato Maia Barreto, Deodato da Silva Maia, Cleomenes Campos, Josias Vieira Dantas; Os grupos folclóricos; Inauguração da ponte sobre o rio Sergipe, com a participação do então presidente Getúlio Vargas; Fósseis; A Ordem Sacramentina e Carmelitana; O Seminário Mínimo São Pio X; A antiga estação ferroviária; A histórica Euterpe Filarmônica Maruinense. Enfim... É perceptível que História, Maruim tem! 
O Turismo esbarra na falta de recursos, que poderiam alavancar a economia local, inclusive com a geração de empregos. Mas, faltam projetos do Poder Executivo de Maruim, para que esses recursos possam ser repassados pelo Ministério do Turismo (MTur). 
No link abaixo é possível perceber que não existe nenhum convênio firmado com MTur: 

Confira os convênios celebrados entre Maruim e o Governo Federal. Clique aqui!
Confira a matéria “Keizer promove Maruim em sites nacionais”, que ressalta o valor turístico da cidade. Clique aqui!

Texto: Keizer Santos Imagem: ROSA, Gilvan dos Santos. Maruim, coisas que ouvi dizer... 2. ed. rev. Sercore: Aracaju, 1999.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Excelente matéria,assino em baixo!!!pois é,maruim tem tanta história,foi tão importante,até candidata a ser capital do estado na época,mas o incompetente poder público municipal é cego ou burro mesmo,dá no mesmo!e como vou dito na matéria mesmo,basta apenas ter iniciativa,vontade e correr atras de um convênio com o ministério da cultura,mas eles preferem ficar nessa cômoda pasmaceira!!onde está o secretario guil costa,que gosta de dizer que faz isso,faz aquilo,que maruim é uma cidade dos sonhos,cadê ele?cadê o resultado do seu trabalho?eles pensam,que um sabadozinho qualquer,com uma "feirinha da cultura", é atrair o turismo e basta isso,CADÊ VOCÊS?CORRAM ATRÁS,GENTE DISPOSTA A AJUDAR NÃO FALTAM,OU VOCÊS SÓ PENSAM EM SI MESMO??LAMENTÁVEL!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse rodrigo e mesmo sego ou faz questão de ser burru,invetimentos na Banda e Predio da Filarmônica,restauração total do Gabinete de Leitura,reforma do Mercado resgatando sua faixada e valor hitórico,fora o sabado da cutura que valoriza nossos artezão,
    e seu rodrigo se o senhor fizer melhor sejá mais Maruinense e canidatise a um cargo qualquer e mude essa hitória,não seja só um pucha saco de grupo politico,saia da toca faça como Keizer escolheu uma bandeira e está na luta...!!!

    ResponderExcluir
  3. primeiramente,CEGO É COM C,BURRO É COM O,ARTESÃO É COM S,SEJA,NÃO TEM ACENTO NENHUM, E CANDIDATE-SE, É ASSIM QUE SE ESCREVE.!dito isso,saiba bem,covarde anonimo,não vivo de dinheiro de prefeitura e nem nunca vivi,por isso mesmo,não preciso puxar o saco de grupo politico nenhum!!faz uma alarde,quanto a reforma do gabinete,mas,ta sendo usado para que??qual o uso turistico que ta sendo tirado dele??é,realmente, o sabado da cultura,atrai milhares de pessoas a nossa cidade,kkk, ahhhh, faça-me o favor,isso é que vc chama de atrair o turismo,pelo amor de Deus!!!VOCÊS SAO INCOMPETENTES,ESSA É A VERDADE,e se fosse qualquer outro grupo politico,eu estaria dizendo a mesma coisa,não tenho rabo preso com ninguem,DIFERENTEMENTE DE VOCÊ!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!