7 de setembro: Uma data para ficar na História de Maruim

No dia 7 de setembro comemora-se a independência do Brasil, mas este feriado foi marcante para a História de Maruim. Pois pela primeira vez na nossa história, dezenas de professores da Rede Municipal foram às ruas e manifestaram, pacificamente, após o desfile cívico. 

Os educadores usaram camisas, faixas, panfletos, bandeiras, cartazes do Movimento “Salve a Educação Pública de Maruim”, como forma de protesto. A Prefeitura Municipal de Maruim havia entrado com uma ação cautelar para tentar impedir a manifestação dos educadores. Porém, a Juíza de Direito da Comarca de Maruim Isabela Sampaio Alves garantiu o direito dos professores de manifestar-se, direito este, que é assegurado na Constituição Federal da República Federativa do Brasil. 

A população, no momento em que os educadores entraram na avenida, ficou eufórica. Foram diversas reações de apoio à causa dos professores. 
A professora Ângela Melo, presidente do Sintese (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial de Sergipe), também, compareceu ao ato histórico. 
Na matéria publicada na última terça-feira (06), no Portal Infonet, “Neópolis: professores estão acampados na prefeitura”, o Sintese afirma que Maruim, Neópolis e Salgado são os três municípios do Estado de Sergipe, onde não se paga o piso nacional de R$ 1.187,00. 


Texto e imagem: Keizer Santos


* Matéria alterada às 09h03min, do dia 08/09/11, para a inclusão do nome da presidente do Sintese, Ângela Melo.

Postar um comentário

18 Comentários

  1. isso é uma tremenda palhaçada professores que ganham bem sem fazerem nada !!

    ResponderExcluir
  2. Caro Keiser, isso que vc chama de MANIFESTAÇÃO pareceu mais o clip da musica triller! isso foi uma falta de respeito com familias maruinense que na atualidade vem perdendo seus entes queridos enquantos esses que dizem professores carregaram caiixoes e cruzes em vao, pois isso naum passou de mera politicagem!! esses que vc diz que seguiram foi nada mais nada menos que a panelinha da oposição.

    ResponderExcluir
  3. Realmente este dia ficará marcado na história de Maruim como exemplo Participação e Luta! Só desejo que este momento especial sirva também como exemplo para os demais servidores do municipio, para que estes também começem a se oraganizar e lutar por condições dignas de trabalho e melhotia salarial!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa manifestação de cidadania na qual se viu o apoio da população. Fizemos uma festa e não terrorismo como querem afirmar os defensores daqueles que oprimem os trabalhadores da educação desse município. Obrigado comunidade, alunos e pais por prestigiarem nosso ato e entenderem q não se trata de política e sim de luta por direitos até então negados.

    ResponderExcluir
  5. A politica de Maruim ja esta antecipada, 90% dos manifestantes são eleitores do ex prefeito Jeferson Santana. Usando um direito assegurado pela constituição que e a manifestação para promover politica. Todos nós temos direito a manifestação mais para o bem da Educação e não para meia duzia ditos educadores que promoveram essa palhaçada em nome da educação ou em nome de si proprio

    ResponderExcluir
  6. porque esse "anônimo" não poe as caras e diz quem é???aparece covarde,deve ser mais um da corja da prefeitura,mas um a ganhar as custas da populaçao!NAO SOU NEM OPOSOÇAO,NEM SITUAÇAO E APOIO OS PROFESSORES E O MOVIMENTO,ATE QUE ENFIM,ALGUMA CLASSE DO NOSSO MUNICIPIO,DESCRUZOU OS BRAÇOS E FORAM REIVINDICAR OS DIREITOS!!!LEMBRANDO A VC,ANONIMO COVARDE,QUE VIVEMOS EM UM PAÍS DEMOCRÁTICO!DÊ AS CARAS COVARDE!

    ResponderExcluir
  7. Parabenizo aos Professores pela grandiosa manisfetação. Não se pode ficar calado diante de tamanha falta de respeito da atual administração do municipio com a classe do professores, uma classe que já é tão sofrida por baixos salarios, e ainda querem reduzir o salario dos mesmos, dando perdas salariais. Não é só a educação que esta ruim, E não é novidade pra ninguem que Maruim vai de mal a pior, basta andar nas ruas do municipio pra ver a real situação, ruas abandonadas, sujas, hospitais sem médicos, coisas da atual administração.

    ResponderExcluir
  8. Lamento as declarações dessas pessoas q se identificam como anonimas,essas afirmações de que o manifesto dos professores foi um ato meramente político é a " válvula de escape "daqeles que viram e não querem admitir q a população de Maruim nos abraçou naquela noite.Agora fica apergunta q ñ quer calar:se todos q nos aplaudiram eram eleitores de um determinado político vc ñ acha que ele já pode se considerar eleito?Deixem essa história de política de lado e vamos SALVAR A EDUCAÇÃO DE MARUIM.

    ResponderExcluir
  9. Maruim é um município onde a CORRUPÇÃO sempre foi o sobrenome das administrações anteriores.

    Quando um homem bom aparece nesse cenário e tenta modificar a maneira de se administrar um município que traz marcas das péssimas administrações anteriores, ele é mal julgado.

    As pessoas têm que entender que verbas enviadas são limitadas e que se ajuda a população conforme as possibilidades.

    O GRANDE PROBLEMA DO PAÍS É QUE AS PESSOAS SÃO EGOÍSTAS, SÓ SE IMPORTAM CONSIGO.

    Por isso que a situação encontra-se como está hoje...e provavelmente continuará assim. Pois se alguém tenta ajudar a longo prazo, visando fazer sua política corretamente, é rapidamente julgado e mal quisto por pessoinhas egoístas e que preferem a esmola rápida a um município que prospere lentamente, porém com eficácia.

    Por isso que homens bons geralmente não se enquadram na política. Porque as pessoas gostam é dos corruptos que dão esmolas e não perspectivas de um futuro melhor.

    O Sr. Gilberto Maynart é um homem de respeito. A oposição se aproveita de qualquer motivo para fazer arruaça.
    Um conselho...é preciso crescer para aparecer!!!ABRAM OS OLHOS e vejam claramente que o caminho mais longo pode ser o melhor e mais próspero.
    Vamos pensar no bem comum!!Não se resolve todos os problemas de um município num período tão curto.

    Afinal, creio que o desejo de todo prefeito honesto seja agradar toda a população...mas se nem Jesus conseguiu, não é um homem que vai conseguir.Portanto, sejamos capazes de reconhecer um homem bom que faz tudo o que pode fazer.

    Abraços!
    e pensem!

    ResponderExcluir
  10. sobre o comentário de: "professor em luta"...
    Algumas pessoas escrevem como "anônimo" e você critica e faz sua politicagem em seguida.

    ALIÁS....JÁ QUE VOCÊ É TÃO TRANSPARENTE....QUAL SEU NOME???(rs)

    É FÁCIL APONTAR DEDOS...DIFÍCIL É ENXERGAR AS PRÓPRIAS ATITUDES E PRINCIPALMENTE O PRINCÍPIO QUE AS MOVE.

    SUA IDENTIDADE NÃO É PRESERVADA???SAIBA ENTENDER PORQUE O PRÓXIMO PRESERVA A PRÓPRIA TAMBÉM.

    ATENCIOSAMENTE,

    AAANNNÔÔÔNNNIIIMMMOOO

    ResponderExcluir
  11. Todos os comentários forão feitos por pessoa covardes e que tem medo de se endentificar,vçs esquecerão que estamos em um Estado de mocratico? o unico com respeito e com moral para discutir, e que não foje do debate se chama Keizer.e vç rodrigo diga onde mora,e quem e realmente vç...!ai eu me indentificarei e vç terá uma surpresa...!

    ResponderExcluir
  12. Hoje no colégio SABINO RIBEIRO não tivemos lanche, será q até o biscoito com suco está em falta? Nós alunos apoiamos os prefessores.

    ResponderExcluir
  13. achei que este blog fosse imparcial =/
    Por que não postaram meu comentário?

    ResponderExcluir
  14. esse "anônimo" só pode está de brincadeira,me identifiquei, anonimo covarde ou vc esta cego?seu baba ovo da prefeitura!!repito,não sou oposiçao,nem situaçao,não venha querer levar essa discussão para o lado politico,porque nao é o caso,pelo menos para mim,mas você,me parece ser mais um,da tropa de choque da prefeitura,a querer dizer que esse maruim dos sonhos existe!em que cidade você mora???você costuma usar com alguma frequencia o PSEUDO HOSPITAL DE MARUIM OU CLINICA DA FAMILIA(AFINAL,DE QUAL FAMILIA)????VC ANDA PELAS RUAS DE MARUIM????QUAL A SEGURANÇA QUE NÓS TEMOS AKI???NÃO ADIANTA,QUERER ILUDIR O POVO,COM VEÍCULOS DOADOS PELO GOVERNO DO ESTADO,PORQUE O QUE ESTAMOS PRECISANDO É DE ATITUDE,PRECISAMOS É DE SAÚDE(MÉDICOS NO HOSPITAL),SEGURANÇA,PORQUE QUASE TODO DIA, ACONTECE UM ROUBO,ASSALTO...,EM MARUIM,NÓS PRECISAMOS É DE EDUCAÇÃO, E NÃO DE DEMAGOGOS PUXA-SACOS,COMO VOCÊ!

    ResponderExcluir
  15. O problema na Educação de Maruim é a politicagem que a senhora secretária está fazendo com a conivência do senhor prefeito.Dialogar com os professores e chegar a um entendimento é o q se faz necessário urgentemente.Ou ele pensa q quem elegeu ele só foram as famílias dos diretores de escolas ,as dos contratados e a da Secretária?
    A necessidade da população, dos alunos e dos professores é de uma educação digna.Discursinhos de elogios ao prefeito como homem tão bom e íntegro não combinam com as atitudes q ele vem tomando diante do caos da Educação Pública de Maruim.Como já diz o ditado popular: de boas intenções o inferno tá cheio.....

    ResponderExcluir
  16. Voces estão confundindo as coisas... Os professores contratados que o atual prefeito colocou jamais irão participar daquela manifestação. Sabe porque? Porque seriam demitidos na mesma hora, perderiam o emprego. Por isso que estão dizendo que só foram eleitores do ex prefeito, claro e evidente, pois alguem tem que tomar alguma iniciativa, independente de que lado politico for, todos os professores estão sendo prejudicados com esse projeto da atual administração. Isso se chama perseguição politica, não interessa se é oposição ou situação, alguem tem que tomar a frente, se não vai continuar do jeito que está e dai pra pior.

    ResponderExcluir
  17. Rodrigo meu amigo de langas datas só mim dê seu endereço completo quero falar com vç de perto em sua casa,sei que vamos nos entender, alias samos adutos e respodemos pelos nossos atos só que rodrigo pode ser qualquer um, favor nome completo e endereço vou ai pessoalmente, serei educado pode ter certeza...!vç não vai se arrepender...!

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde meu amigo Keizer parabens por ser Administrador de um BLOG transparente, e não manipular os comentarios.
    So que na a dita manifestação dos professores teve ate professores que não eram professores. vou explicar, o Vereador da oposição Perom é professor de que, Geografia, Historia, Portugues.
    E tambem vale resaltar o Profissionalismo destes manifestantes não vou dizer que são professores, por que irei dezonrar a classe.

    E tambem a imagem que colocaram deveria na minha opinião uma imagem com relação a educação e não filme de terror que ate os alunos tiveram medo e os pais se revoltaram.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!