Prédio da Filarmônica Euterpe Maruinense encontra-se abandonado há anos

Prédio da Filarmônica Euterpe Maruinense 
O abandono é evidente no prédio que servia de sede para a Sociedade Musical Filarmônica Euterpe Maruinense. Hoje, o prédio não apresenta condições para armazenar materiais, para ensaios ou estudos conforme imagem apresentada ao lado.
A Euterpe Maruinense atua há tempos em Maruim, prova disso está em um trecho da ata de inauguração do Gabinete de Leitura, em 19 de agosto de 1877.

“Em seguida tocou o hino nacional a Sociedade Filarmônica Euterpe Maruinense e ficou definitivamente instalada a sociedade. (...) E, nada mais havendo, o Sr. Presidente encerrou  a sessão, agradecendo o comparecimento dos convidados, da Euterpe Maruinense e mandou lavrar a presente ata, que depois de lida e aprovada vai assinada pelos sócios instaladores presente. Eu, Manoel Pereira Guimarães a escrevi com muito prazer”.

 (ROSA, Gilvan dos Santos. Maruim, Coisas que ouvi dizer... 2. ed. rev. Aracaju: Secretaria de Estado da Educação e do Desporto e Lazer, Sercore, 1999)

Euterpe Maruinense
Segundo o Estatuto Social da Sociedade Musical Filarmônica Euterpe, pelo menos até março de 2009, o presidente era o prefeito de Maruim, ou seja, automaticamente, a cada quatro anos a gestão tinha um novo presidente.
E agora? Cobrar de quem? O prédio está à deriva e os alunos e componentes da Euterpe Maruinense ensaiam no clube municipal próximo as apresentações, quando na verdade, os ensaios deveriam ser freqüentes. Por mais uma omissão do Poder Público, a centenária Filarmônica perde sua força gradativamente. E não mencionamos a falta de pagamento aos músicos, que são outros quinhentos...

Texto: Keizer Santos
Imagens: Prédio da Filarmônica – Keizer Santos
            Euterpe Maruinense – Acervo PESQUISE, disponível em ROSA, Gilvan dos Santos. Maruim, Coisas que ouvi dizer... 2. ed. rev. Aracaju: Secretaria de Estado da Educação e do Desporto e Lazer, Sercore, 1999.

Postar um comentário

0 Comentários