Ministro da presidente Dilma é descendente de Maruim

Ministro José Elito 

O General do Exército José Elito Carvalho Siqueira, atual Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, empossado no último dia 03 de janeiro pela presidente Dilma Rousseff (PT), é descendente de Maruim (SE).
O Ministro nasceu em 26 de novembro de 1946 na cidade Aracaju (SE). Sua descendência vem por parte do Sr. José Siqueira Aguiar, seu pai, que é natural de Maruim (SE). Sua mãe é a senhora Ana Carvalho Aguiar, natural de Simão Dias (SE). Casado com a senhora Maria das Graças Cintra Siqueira, têm dois filhos e três netos.
José Elito Carvalho Siqueira iniciou suas atividades no Exército em 15 de abril de 1964, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, localizada em Campinas (SP). Foi Aspirante a Oficial em 20 de dezembro de 1969, classificado no Regimento Escola de Infantaria, no Rio de Janeiro (RJ). Em 31 de julho de 2007, foi promovido a general.
Diversos foram os cargos ocupados por José Elito, bem como diversas funções. Foi Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; Foi Comandante do 28º Batalhão de Caçadores, em Aracaju (SE), da Polícia Militar do Estado de Alagoas;  Adido Militar do Exército e da Aeronáutica (ADIExAer) na África do Sul e Oficial de Gabinete do Ministério do Exército e da Casa Militar da Presidência da República, Brasília (DF).
Segundo o portal do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, José Elito ocupou, como Oficial-General, diversos cargos de Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé (AM) e da Aviação do Exército, em Taubaté (SP); Diretor de Avaliação e Promoções, Brasília (DF); Comandante da 6ª Região Militar, em Salvador (BA) e da Força de Paz no Haiti (MINUSTAH), entre janeiro de 2006 a janeiro de 2007; Vice-Chefe do Departamento Logístico, em Brasília (DF); Comandante Militar do Sul, em Porto Alegre (RS); Secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia e Chefe do Estado-Maior de Defesa do Ministério da Defesa, em Brasília (DF).
O Ministro José Elito possui 33 Condecorações Nacionais, entre elas a Ordem de Rio Branco e as Ordens do Mérito da Defesa, Marinha, Exército, Aeronáutica, Judiciário Militar e do Ministério Público Militar. O Ministro também foi condecorado por oito vezes no Exterior (na Argentina, Líbano, Espanha, Uruguai, Portugal, Guatemala, Chile e Organização das Nações Unidas - ONU).

Texto: Keizer Santos*
*Imagem e informações retiradas do portal do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República    

Postar um comentário

0 Comentários