Alcides Pereira: 107 anos deste baiano de nascimento e sergipano de coração


Alcides Alves da Silva Pereira, ou melhor, Dr. Alcides Pereira (imagem ao lado), nasceu em 08 de setembro de 1903, em Alagoinhas, Estado da Bahia. Filho de Asclepíades Alves da Silva e Maria Devay Pereira.
Em meados de 1933, oriundo de Salvador, chegou o descendente de francês por parte materna, Alcides Pereira. Alcides concluiu seus estudos na capital baiana e logo após fixou residência no município de Riachuelo, mais tarde em Maruim, ambas no Estado de Sergipe.
O título de doutor foi alcançado com a graduação em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Bahia em 29 de dezembro de 1926. Anos depois, defendeu a tese sobre "Articulações da Mão", obtendo assim, a Especialização em Ortopedia.



Em 1946, casou-se com Cecília Maynard Pereira (imagem ao lado), filha do comerciante Durval da Cunha Maynard, e tiveram quatro filhas: Izabel, Tânia, Hortência e Maria Auxiliadora.
O médico Dr. Alcides Pereira enfrentou muitas dificuldades, tais como a pobreza, as endemias e outras conseqüências. Em Maruim, atuou na especialidade de obstetrícia e exerceu as funções de médico chefe do 8º Distrito Sanitário.
Após administrar o extinto Grupo Escolar Padre Dantas, que outrora funcionava na Rua General Siqueira, e por intermédio do Coronel Gonçalo Rollemberg do Prado, o "Gonçalinho das Pedras", entrou para política. Filiou-se ao Partido Social Democrático (PSD), instigado pela fascinação às questões públicas.
Em 1945, assumiu o Poder Executivo Municipal de Maruim até 1950. Após a administração do prefeito José Maia Cruz (1951-1954), assumiu novamente o Executivo, de 1955 a 1960.

O prefeito Alcides Pereira construiu o Posto de Puericultura¹ (imagem ao lado), onde criou o "Clube das Mães" para fornecer assistência, através do programa especial para crianças carentes, às gestantes e os recém-nascidos. Hoje, no prédio do antigo Posto de Puericultura, funciona a Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação, Abastecimento e Meio Ambiente e a Guarda Municipal.
Em 29 de dezembro de 1957, através da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, propiciou a eletrificação da cidade de Maruim. Atualmente, ainda é possível perceber a presença do obelisco, na Praça Barão de Maruim, construído em homenagem a eletrificação da cidade.
A atuação brilhante que teve como prefeito, lhe credenciou ao cargo de Deputado Estadual, que ocupou de 1º de janeiro de 1959 a 31 de dezembro de 1962.
Alcides Pereira faleceu em 12 de abril de 1965, em Aracaju (SE), aos 61anos. O corpo foi sepultado no Cemitério Santa Isabel, na capital sergipana.

Colégio Estadual Dr. Alcides Pereira


Em 1960, quando era Deputado Estadual, teve seu Projeto de Lei aprovado, que destinava verbas do governo para a construção de um colégio na cidade de Maruim.


O Grupo Dr. Alcides Pereira, hoje Colégio Estadual Dr. Alcides Pereira (imagem ao lado), foi o resultado de uma parceria entre os governos brasileiro e americano dentro do programa 'Aliança para o Progresso', do então presidente americano Jhon F. Kennedy. A construção da unidade escolar foi iniciada em 1964 e inaugurada em 1965, pelo então Secretário de Educação e Cultura, Manoel Cabral Machado e pelo Governador do Estado, Celso de Carvalho.



"Dr. Alcides é imortal na consagração do povo de Sergipe e em especial dos maruinenses. Pela sua capacidade e energia, foi reconhecido com um dos maiores médicos que por aqui passou. Era para todos um benfeitor"

                                                                                                          Lúcia Marques

Texto: Keizer Santos
Imagens: Alcides Pereira, Cecília Maynard e Posto de Puericultura (Divulgação); Colégio Estadual Dr. Alcides Pereira (Keizer Santos).

* Matéria atualizada em 04 de setembro de 2015




REFERÊNCIAS:

CRUZ E SILVA, Maria Lúcia Marques. Alcides Alves da Silva Pereira (1903-1965). Encarte comemorativo. Maruim: Câmara Municipal de Vereadores, 1997.

CRUZ E SILVA, Maria Lúcia Marques. Inventário Cultural de Maruim. Edição comemorativa aos 140 anos de Emancipação Política da cidade. Aracaju: Secretaria Especial de Cultura, 1994.

DICIONÁRIO BIOGRÁFICO DE MÉDICOS DE SERGIPE. Academia Sergipana de Medicina. Disponível em >http://linux.alfamaweb.com.br/asm/dicionariomedico/dicionario.php?id=31900<. Acesso em 06 Set. 2010. 


ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SERGIPE. Disponível em >http://www.al.se.gov.br/Parlamentares.asp?numeropolitico=108&Legislatura=004<. Acesso em 4 set. 2015.




________________________________

¹Especialidade médica que trata do cuidado das crianças durante os primeiros anos da sua vida. Disponível em < http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=puericultura>. Acesso em 06 Set. 2010.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. KEISER,

    FICAMOS SENSIBILIZADOS POIS APÓS TANTOS ANOS DA AUSÊNCIA DE MEU PAI ENTRE NÓS, PODEMOS OUVIR DE UM JOVEM DA CIDADE QUE ELE TANTO AMOU,
    SUA HISTÓRIA DE ABNEGAÇÃO E DE TODA GRATUIDADE AMOROSA QUE NORTEOU A SUA VIDA.
    ACEITE OS AGRADECIMENTOS DA SUA FILHA MARIA IZABEL E FAMÍLIA.

    ResponderExcluir
  2. DR:ALCIDES,ERA UM homem íntegro, generoso,assim crescer ouvindo isso da minha avó materna,que trabalhou para ele por anos.

    ResponderExcluir
  3. Homem e médico amoroso , bom esposo , pai , patrão e amigo. Maruim jamais o esquecerá.

    ResponderExcluir
  4. DR ALCIDES FOI UM MARCO EM MINHA FAMILIA,GRAÇAS A ELE,MINHA MAE,MARIA ZELIA DA SILVA FERREIRA,PODE TER EDUCAÇÃO,minha mãe foi criada por freira em convento são francisco em são cristovao-sergipe,meu tio José ferreira da silva,em um colégio articula de sao Cristóvão,minha avó era pernabucana,trabalhou por anos,na casa de DR:ALCIDES.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!