Fechado ao público, Gabinete de Leitura de Maruim comemora 133 anos


O histórico Gabinete de Leitura de Maruim continua fechado ao público. A "casa dos livros", assim chamada por um dos seus idealizadores, o Sr. Thomaz Rodrigues da Cruz, completou 133 anos de fundação no dia 19 de agosto de 2010.
Hoje, o Gabinete de Leitura, encontra-se fechado ao público e com seu acervo e estrutura em péssimo estado. No detalhe, a imagem mostra que a estrutura física está se deteriorando, colocando em risco os transeuntes.
O Gabinete de Leitura, que é guarnecido pelas estátuas de Minerva e Clio, foi reconhecido como Utilidade Pública pelo Decreto Legislativo Federal nº 3.776, de 01 de outubro de 1919, por intermédio do então Deputado Federal, o maruinense Deodato Maia.
Na tribuna do Gabinete de Leitura de Maruim passaram diversos oradores de renome, entre eles destacam-se: Tobias Barreto, Fausto Cardoso, Homero de Oliveira Mendes de Aguiar, Deodato Maia, Prado Sampaio, Olégário Dantas, Artur Fortes, Hemetério Gouveia, Manuel Cândido, Alcebéades Paes, Felisbelo Freire, Clodomir Silva, Manoel dos Passos, Péricles Barreto, João Pereira Barreto e Padre Leonardo Dantas.

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO:

AGUIAR, Joel. Traços da História de Maroim. 2. ed. Edição comemorativa dos 150 anos de Maruim. Aracaju: Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, 2004.
CRUZ E SILVA, Maria Lúcia Marques. Inventário Cultural de Maruim. Edição comemorativa aos 140 anos de Emancipação Política da cidade. Aracaju: Secretaria Especial de Cultura, 1994.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Interessante é q quando o prédio foi cedido à Caixa muito se criticou o prefeito da gestão passada, porém hoje nada se faz por esse patrimônio cultural do povo maruinense.O atual prefeito está esperando o Gabinete de Leitura desabar?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!