Maruim ganha ônibus escolar do Governo do Estado


Hoje, 18 de janeiro de 2010, o Governador do Estado de Sergipe, Marcelo Déda (PT), entregou 75 ônibus escolares para todos os municípios sergipanos. Déda entregou as chaves dos veículos a cada prefeito durante a solenidade que ocorreu pela manhã, no Centro de Convenções de Sergipe.
Os ônibus foram adquiridos em parceria com o Governo Federal através do programa CAMINHO DA ESCOLA. O investimento total da ação foi igual a R$ 15,225 milhões em recursos próprios.
“Esse programa chegou a Sergipe a partir de uma audiência que tive com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Ele me sugeriu que entregássemos um veículo a cada município sergipano, sendo metade entregue pelo MEC e a outra metade, pelo Governo do Estado. Disse ao ministro que o Governo de Sergipe entregaria um ônibus para todos os municípios, desde que o ministério colocasse mais 75. Na verdade, Sergipe está recebendo 150 veículos”, explicou o governador ao portal Agência Sergipe de Notícias.
Segundo o portal Agência Sergipe de Notícias, os ônibus têm capacidade para 57 estudantes sentados, dispõe de itens especiais como equipamentos de acessibilidade: porta larga; GPS; vidros temperados verdes; dispositivos passa-balsa; rodas mais próximas da frente e da traseira, para melhorar a trafegabilidade e facilitar a saída de atoleiros. Em sua parte interna há duas lixeiras, porta-pacote e redes nas costas dos assentos para acomodação de material escolar.
Os veículos utilizam chassi com suspensão reforçada e redução de balanço dianteiro e traseiro, o que permite acesso a lugares acidentados. O veículo é indicado para o uso em estradas de terra, em condições severas de piso e relevo. O investimento em cada ônibus foi de R$ 203 mil.

Texto: Keizer Santos*
Imagem: Marcos Rodrigues/Agência Sergipe de Notícias
* Com informações do portal Agência Sergipe de Notícias (www.agencia.se.gov.br)

Postar um comentário

0 Comentários