Governo continua com a dragagem do Rio Ganhamoroba em Maruim

(Fotos: Jorge Reis)   
Atendendo mais uma vez os pedidos da população de Maruim, o Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e o Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária (DER), continuam realizando a dragagem do Rio Ganhamoroba. As medidas preventivas acontecem desde 2009.
Atualmente, os trabalhos consistem em coletar entulhos das ruas e calçadas, desobstrução de bueiros e a retirada de lixo dos canais, ações que vêm sendo praticadas há meses. Outra atividade preventiva é a limpeza das margens e do leito do Rio Ganhamoroba. Duas retroescavadeiras, uma grande e outra pequena, e duas caçambas são utilizadas nos serviços de remoção e dragagem.
O secretário Valmor Barbosa, informou que após o ocorrido em 2008 o Governo de Sergipe fez várias intervenções que evitaram novos desastres. “Todos os anos, no mês de março, nós montamos uma parceria com a Prefeitura de Maruim com o intuito de desenvolver ações de prevenção às enchentes”, explicou.
Além disso, Valmor citou as mudanças estruturais que têm garantido a segurança dos maruinenses. “Aumentamos a calha do rio, construímos gabiões, que são muros compostos por pedras, para evitar o transbordamento das águas e levantamos uma ponte entre a área do mercado e a comunidade do Lachez; região esta, que foi urbanizada”.
Os moradores ribeirinhos já sentem as melhorias das ações do governo. Getúlio Menezes, 59, morador do local há 25 anos, disse que o canal do bairro São José já foi limpo e que espera que seja concluída a dragagem de todas as margens do rio. “Esta limpeza vai melhorar bastante o escoamento das águas aqui em Maruim, evitando futuras enchentes para a nossa região”.
Apesar dos benefícios visíveis em Maruim, a população insiste em jogar lixo no rio, o que prejudica o andamento de todo o processo de dragagem. A fiscalização existe, porém, os moradores não contribuem como deveriam. Mesmo assim, o Governo de Sergipe busca abrir caminhos para uma reestruturação do município evitando problemas ligados a chuvas fortes.

Por Ascom/Seinfra

Rio Ganhamoroba

Rio Ganhamoroba

Morador Getúlio Menezes, 59 anos

Bairro Lachez foi urbanizado

Secretário Valmor Barbosa

Postar um comentário

0 Comentários