Avosos capacita profissionais de Saúde em Maruim

A Associação de Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) realizou nesta quinta-feira, 20, uma capacitação para profissionais da Atenção Básica da Saúde. A palestra aconteceu no Centro de Qualificação Maria Izabel Barreto, em Maruim (SE) através de parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).
De acordo com a psicóloga da Avosos, Raquel Bezerra, o objetivo da capacitação é alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. “A doença quando se manifesta ela apresenta sinais e sintomas e é fundamental que o profissional de Saúde esteja capacitado para identificá-los”, destaca.
Raquel Bezerra aproveitou o espaço para divulgar o Serviço em Oncohematologia Pediátrica (SOHEP), que atende e investiga os casos suspeitos de câncer infanto-juvenil. “A partir destas capacitações orientamos os profissionais a nos informar sobre os casos encontrados a partir da triagem, por exemplo, do Programa da Saúde da Família (PSF)”, afirmou.
A psicóloga do Nasf Maruim, Karine Monteiro, destacou que novembro se destaca pela campanha de prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul, e pela luta contra o câncer infanto-juvenil, o Novembro Dourado. “Realizamos a ação de conscientização com crianças e adolescentes na maior escola da rede municipal, o Sabino Ribeiro, a fim de apresentar as formas de identificação dos sinais e sintomas do câncer”, destacou.
No próximo domingo, 23, será comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil, uma data, que segundo Karine Monteiro, é um alerta para refletirmos e buscarmos uma maior atenção às crianças e adolescentes.


Por Assessoria de Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários