Prefeitura busca atrair empresas para geração de empregos em Maruim

Representantes de Maruim na Codise   
Desde o ano passado a Prefeitura de Maruim, através da Secretaria de Indústria e Comércio, tem buscado atrair empresários que queiram investir no município. A iniciativa faz parte de uma política de geração de empregos em parceria com entidades privadas.
Segundo o prefeito Jeferson Santana diversas reuniões foram realizadas, até fora do Estado, para apresentar a situação estratégica do município. “A sede de Maruim fica numa localização privilegiada, entre o porto da Barra dos Coqueiros, a rodovia BR-101, a capital e próxima as multinacionais”, salientou.
Um dos incentivos para atrair as empresas, segundo o prefeito, acontece na adoção de isenção de incentivos fiscais por um período. “Exigimos que as empresas que tenham interesse no município, através dos incentivos, utilizem a mão-de-obra local como contrapartida”, destacou Jeferson Santana.
Outros benefícios são proporcionados também pelo Governo do Estado, através da Lei nº 3.140, de 23 de dezembro de 1991, que institui o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), e pelo Governo Federal, através da Receita Federal e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
De acordo com o relatório das ações anuais da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, em março do ano passado, uma empresa goiana do ramo de fertilizantes manifestou interesse em se instalar em Maruim, porém, o terreno a ser adquirido não apresentava documentação completa para a escrituração. Em maio deste ano uma empresa alagoana manifestou interesse em instalar uma unidade fabril no município, que prevê a geração de trinta empregos diretos em um primeiro momento. A documentação está em análise cartorial.
Outra novidade para o município será a futura instalação de uma das maiores empresas de transporte de cargas da região Nordeste, que vai se instalar no povoado Pedra Branquinha, às margens da BR-101.
O município de Maruim tem 149 empresas cadastradas, que empregam cerca de 10% da população de aproximadamente 17 mil habitantes (Censo 2010). Os dados são do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE), relativos ao ano de 2012, produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Por Ascom/Prefeitura de Maruim

Postar um comentário

0 Comentários