Chuvas vão continuar em todo o Estado até quarta-feira

Meteorologista Aline Oliver (Foto: Divulgação) - 
Devido a presença de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), que está atuando em Sergipe desde o último final de semana, as chuvas que estão caindo em todo Estado devem permanecer até a próxima quarta-feira, 06, conforme prevê oCentro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
De acordo com a meteorologista da Semarh, Aline Oliver, o tempo irá variar de parcialmente nublado a encoberto em todas as regiões sergipanas. "Essas chuvas de uma forma geral terão uma intensidade de leve a moderada, e por vezes, localmente fortes trazendo com ela acumulados de precipitações bastante significativos para Sergipe", afirma.
Ainda segundo ela, o que choveu na madrugada de domingo para o início dessa segunda-feira, 04, na grande Aracaju e Agreste chegou em torno de 150mm sendo que o esperado para todo mês de novembro é de 55mm. "Vale pontuar que na capital esse índice alcançou 170mm causando grande impacto destrutivo", comentou.

Chuva de granizo

As chuvas que caíram sobre todo o Estado com ênfase no Litoral e no Agreste, ocasionando descargas elétricas, provocaram as chuvas de granizo nas cidades de Macambira, São Domingos e Campo do Brito, no domingo, 03, prevalecendo até a madrugada de hoje, 04. O fato chamou a atenção da população sergipana.
"Um dos fatores que esse sistema (VCAN) traz como consequência é a chuva de granizo. Essas condições atmosféricas devem permanecer até a próxima quarta-feira, trazendo todas essas influências de tempos severos a exemplo de ventos fortes, descargas elétricas, acumulados significativos de precipitação e granizo em todas as regiões de Sergipe", revelou Aline Oliver.
Já em relação às condições marítimas, a meteorologista apontou que os ventos estão de leves a moderados no Sudeste com uma intensidade de 8m/s, sendo que as ondas poderão alcançar uma altura de dois metros.

Cuidados

Como as chuvas causou transtornos para a maioria da população sergipana havendo desabamentos e inundações em algumas localidades, Aline Oliver alerta ainda para alguns cuidados que as pessoas devem ter. "Um desses cuidados é evitar lugares abertos por causa das descargas elétricas. Quem tem casas em áreas vulneráreis devem dar um tempo até a severidade do tempo passar, procurando um abrigo seguro", sugere. 
Finaliza que a Sala de Situação da Semarh, a Defesa Civil Estadual e as demais autoridades competentes, estão em constante monitoramento a fim de minimizar os impactos causados por esse sistema sinótico severo, já que Sergipe encontra-se em estado de alerta meteorológico.

Por Ascom/Semarh

Postar um comentário

0 Comentários