Conferência da Cultura é realizada pela primeira vez em Maruim

(Foto: Divulgação).
Nesta quinta-feira, 8, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. Sabino Ribeiro, o município de Maruim, realizou a sua primeira Conferência de Cultura. Com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”, a conferência teve início às 7h30, com o credenciamento. Em seguida, foi formada a mesa de abertura, presidida pelo vice-prefeito de Maruim, Murilo Mota, que ressaltou a importância do evento, “que só tem valor se o povo participa na contribuição de ações públicas, que serão executadas para o próprio povo”.
O presidente do Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura de Sergipe, Irineu Fontes, apresentou os sistemas municipal, estadual e nacional de Cultura. Fontes parabenizou o município de Maruim sobre a adesão ao Sistema Nacional de Cultura.
Giordanna Santos, consultora da Unesco e representante da Regional Bahia e Sergipe do Ministério da Cultura, também destacou a iniciativa do município em promover a Conferência, pois o fato de promovê-la demonstra o interesse do Poder Executivo com a Cultura.
Os conferencistas discutiram seis eixos temáticos que abordaram a implementação do Sistema Municipal de Cultura; a qualificação da gestão cultural; a produção simbólica e diversidade cultural; a educação e formação artística e cultural; a cidadania e direitos culturais; a democratização e ampliação do acesso à cultura; a Cultura e desenvolvimento; a valorização do patrimônio Cultural; a proteção e salvaguarda do patrimônio cultural e o financiamento da Cultura.
Após as discussões foram apresentadas as propostas e eleitos os delegados e suplentes.
No final da tarde, o secretário municipal de Cultura, Gilton Rezende, agradeceu aos participantes da conferência, e ressaltou o momento histórico, pois é a primeira vez que o município realiza um evento com esta dimensão.

Valorização à Cultura

A Conferência Municipal de Cultura, além de ser um espaço de discussão das Políticas Públicas, foi um momento de exposição da Cultura de Maruim. No espaço houve exposição fotográfica dos monumentos e dos artistas; material produzido pelos artesãos e apresentação do Batalhão dos Idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e da Chegança das crianças do Educandário Imaculada Conceição.


Por Assessoria de Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários