Professor Genaro Dantas Silva: Um maruinense apaixonado pela Matemática

Professor Genaro Dantas Silva (Foto: Igreja Batista Jardins)

O município de Maruim (SE) perdeu mais um filho ilustre na noite da última terça-feira (25). Trata-se do professor Genaro Dantas Silva, que faleceu no CTI do Hospital São Lucas, em Aracaju (SE), vítima de complicações renais e cardíacas.
O professor Genaro Dantas Silva tinha 80 anos e era casado com Arlete Araujo Silva. Tinha dois filhos, Alberto e Kátia.
Considerado o maior professor de Matemática de Sergipe, foi o precursor da Matemática Moderna. Integrou o Movimento Matemática Moderna (MMM), movimento internacional criado na década de 60 do século passado, que tinha como objetivo a definição de conjuntos como uma noção primitiva e a busca da revolução do ensino da Matemática. 
O professor Genaro ministrou cursos nos Estados da Bahia e de Pernambuco com o intuito de ampliar as bases do MMM.
Genaro Silva formou-se em 1977, em Matemática Licenciatura, na Universidade Federal de Sergipe - UFS.
Profissionalmente, o professor Genaro, também, apresentava um currículo extenso. Trabalhou na antiga Escola Técnica de Sergipe, hoje Instituto Federal de Sergipe – IFS; no Colégio Estadual Atheneu Sergipense; na antiga Escola Industrial; no Instituto de Química, da UFS e na Universidade Tiradentes - UNIT.
Responsável pela formação de vários professores de Matemática, Genaro Silva foi até objeto de estudo de dissertação de mestrado.
No dia 15 de maio de 2012, o professor Genaro recebeu o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela UFS, devido aos anos de dedicação ao ensino da Matemática.
Genaro Dantas Silva foi sepultado no dia 26 de dezembro de 2012, no cemitério Colina da Saudade, em Aracaju.

Por Keizer Santos

Postar um comentário

0 Comentários