Aulas da rede estadual voltam à normalidade em Maruim

Após o encerramento da greve dos professores da rede pública de ensino do Estado de Sergipe, que foi decidida em assembléia geral na manhã desta terça-feira (12), as aulas voltaram à normalidade nesta quarta-feira (13).
A greve que durou 58 dias, tinha como principal reivindicação, o cumprimento do piso nacional conforme Lei Federal nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que estabelece o valor de R$ 1.451,00 como base salarial para profissionais de educação básica. 
Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese), Ângela Maria de Melo, “os professores encerram hoje essa greve, mas vão continuar na luta pelo reajuste do piso para todos os níveis da carreira. Lutamos pelo que é justo, pelo nosso direito que é legal, que foi aprovado por unanimidade no Congresso Nacional e ratificado no Supremo Tribunal Federal”. 
Milhares de alunos foram prejudicados com o impasse entre o governo e o sindicato, pois em novembro ocorre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em dezembro o vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), ao G1 Sergipe, cada unidade de ensino tem autonomia para decidir sobre o assunto. No entanto, a Seed deve baixar uma resolução com sugestões que servirão de base para os diretores de escolas.


Maruim 

Em Maruim, município distante a 30 Km da capital sergipana, Aracaju, cerca de 1.500 alunos da rede estadual ficaram sem aulas neste período de greve. 
As aulas dos colégios estaduais (Alcides Pereira e Felipe Tiago Gomes) presentes em Maruim já foram restabelecidas, normalmente, nesta quarta-feira (13). 

Texto: Keizer Santos 
Imagem: Blog Rauge Lima 

Postar um comentário

0 Comentários