Mais de 6 mil procedimentos foram registrados na urgência médica de Maruim

A Prefeitura de Maruim, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, apresentou relatório mensal, que registrou 6.033 procedimentos em maio, na urgência da Clínica de Saúde da Família Nossa Senhora da Boa Hora (hospital). Os dados são apenas da urgência, ou seja, os números gerais, quando são contabilizados os procedimentos realizados nas demais unidades básicas do município, são ainda maiores.

Segundo o secretário de Saúde e Saneamento, José Souza dos Santos, além do aumento no número de procedimentos, a farmácia também recebeu mais medicamentos e reativamos o plantão médico 24 horas. “Nos esforçamos muito para reativar o plantão 24 horas. Hoje, a qualquer horário temos médicos à disposição, além de remédios à disposição na farmácia básica. A saúde é prioridade na gestão municipal, pois é um serviço essencial à população”, afirmou o secretário.

Diversos procedimentos foram apresentados no relatório mensal da urgência de Maruim. Em maio foram registrados 2.284 atendimentos de urgência em atendimento especializado;329 atendimentos de urgência com observação 24 horas em atenção especializada; 58 atendimentos de urgência com remoção; 29 suturas simples de pequena lesão; 1.922 administração de medicamentos; 800 aferições de pressão arterial; 170 procedimentos de nebulização; 15 retiradas de pontos de cirurgias básicas; 10 procedimentos de curativos (grau II); 300 procedimentos de glicemia capilar; 100 oxigenoterapia e 10 ECG.

“Além destes procedimentos na urgência de Maruim, o município também atendeu pacientes, que se deslocam para os procedimentos de hemodiálise, atendeu diabéticos, realizou a doação de cadeiras para banho de paraplégicos, entre outras ações. Também em maio, em parceria com a ONG Amigos do Peito, foram realizados 131 exames gratuitos de mamografia gratuitamente e adquirimos dois veículos para auxiliar os trabalhos das equipes da Saúde, sendo uma ambulância e uma pick up”, destacou o secretário José Souza. 



Fonte: Prefeitura de Maruim

Postar um comentário

0 Comentários