Programa Missão Pedagógica no Parlamento inscreve até 13 de dezembro

As inscrições para a oitava edição do Programa Missão Pedagógica no Parlamento, oferecido pela Câmara dos Deputados, iniciaram no dia 6 de novembro e prosseguem até o dia 13 de dezembro. O objetivo é capacitar gratuitamente professores de escolas públicas de todo o Brasil em educação para a democracia, de modo a contribuir para a valorização da escola como espaço para a vivência de experiências e valores democráticos.

Para participar, é preciso que o interessado esteja trabalhando como professor regente, coordenador ou orientador pedagógico dos ensinos fundamental e/ou médio em escola pública.
O ingresso no programa se dará por meio de inscrição inicial e participação no curso a distância "Educação para Democracia e o Parlamento". Serão disponibilizadas 16 vagas para a seleção por estado, totalizando 432 vagas. A inscrição deverá ser feita por formulário eletrônico e as vagas serão preenchidas por sorteio eletrônico.

Seleção

Participarão do Programa Missão Pedagógica no Parlamento os 54 professores, coordenadores ou orientadores pedagógicos com melhores desempenhos no curso a distância, sendo dois por estado.

A divulgação do resultado inicial do sorteio eletrônico será no dia 15 de dezembro de 2017. O processo seletivo: Curso a distância "Educação para Democracia e o Parlamento" se estenderá de 19 de fevereiro a 6 de abril de 2018. A divulgação do resultado final do processo seletivo será no dia 7 de maio de 2018.

Programação

O Programa Missão Pedagógica no Parlamento é dividido em dois módulos: uma formação presencial durante uma semana em Brasília com carga horária de 40h, que será realizado de 4 a 8 de junho de 2018, e outra na modalidade de educação a distância do Módulo de Aplicação com carga horária de 50h, de 30 de julho a 9 de novembro de 2018. A Câmara dos Deputados custeia passagem aérea, hospedagem e alimentação para que os educadores selecionados participem do Módulo Presencial.

O módulo presencial aborda conhecimentos relacionados à educação para democracia nas escolas e temas relativos às instituições democráticas, em especial, o Parlamento. As despesas para esta etapa em Brasília são custeadas pela Câmara dos Deputados.

No módulo a distância, os participantes irão desenvolver uma ação de educação para democracia em sua comunidade escolar, de acordo com os princípios vivenciados durante a formação presencial e tendo como foco o Poder Legislativo.

Certificado de participação

Os educadores que concluem o programa com êxito recebem certificado emitido pelo Centro de Formação, Treinamento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados, com carga horária de 120 horas, sendo 30horas do processo seletivo e 90horas do programa.

Os educadores que foram aprovados no curso "Educação para Democracia e o Parlamento", mas não foram selecionados para participar do Missão Pedagógica no Parlamento, receberão certificado com carga horária de 30 horas.

Mais informações podem ser obtidas no Portal da Câmara na internet: https://escolavirtualdecidadania.camara.leg.br/site/850/missao-pedagogica-no-parlamento/

Fonte: SEED Sergipe

Postar um comentário

0 Comentários