Força-tarefa contra viroses intensifica ações em Maruim

(Foto: Ascom/Prefeitura de Maruim)
A força-tarefa contra as viroses, que foi instalada no município de Maruim (SE), intensificou ações de conscientização e limpeza nesta semana. A meta é reduzir o número de pessoas infectadas através da eliminação de espaços propícios para a proliferação do mosquito transmissor, o aedes aegypti.
Ações como a distribuição de panfletos, a limpeza de canais de esgotos e ruas, atenção ao atendimento básico nas clínicas de saúde e nos domicílios residenciais foram intensificadas. Também nesta semana, o carro fumacê circulou nas ruas do município. Nas escolas, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) iniciou a campanha de orientações junto às crianças. A coordenadora do Nasf, a psicóloga Karine Monteiro, afirmou que todas as escolas da rede pública e privada serão visitadas. “As crianças são fundamentais neste processo de conscientização junto aos pais, pois além de difundir o conhecimento, também atuam como excelentes ‘fiscais’ dos adultos”, afirmou a coordenadora.
O mosquito transmissor das principais doenças que afetam o município de Maruim, como dengue, febre chikungunya e zika, o aedes aegypti, busca as residências, pois possuem água limpa e parada. De acordo com o secretário municipal de Saúde e Saneamento, José Souza, a população também tem um papel fundamental nesta ação. “Nas constantes visitas identificamos diversos pontos de descarte de lixo doméstico, mesmo com a coleta de lixo executada regularmente. Encontramos sofá, guarda-roupa, garrafas, resto de material de construção e sucata de carro, que são excelentes espaços para a proliferação do mosquito transmissor”, pontuou.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento apontam que a média de atendimentos, por dia, nas últimas semanas de julho, girou em torno de 140 pessoas com picos de até 350 atendimentos no dia. O levantamento apontou ainda, que o bairro São José é o que apresentou o maior número de ocorrências com quase 50% dos casos identificados na unidade de saúde.

As ações serão contínuas, nas próximas semanas, em parceria com as secretarias municipais, associações, igrejas, escolas e população em geral. 

Por Ascom/Prefeitura de Maruim





Postar um comentário

0 Comentários