Tv Sergipe destaca tradição dos Penitentes de Maruim

(Fotos: Reprodução/Tv Sergipe)  
Há cerca de 60 anos dezenas de homens percorrem as ruas do município de Maruim na sexta-feira da paixão como forma de pedir a remissão dos seus pecados diante de Cristo. Neste ano, os penitentes foram destaque a primeira edição do telejornal SE Notícias, exibido neste sábado, 19, na Tv Sergipe, afiliada da Rede Globo de Televisão.
Neste ano, os penitentes saíram às 22h, da estrada que dá acesso ao município a partir da Rodovia Estadual SE-240. Percorreram diversas ruas da cidade para orar em sete igrejas e capelas da igreja Católica Apostólica Romana.
Segundo Alberto Moura, um dos mais antigos penitentes, sua participação se dá há mais de 30 anos, mas devido aos problemas de saúde, ficou impossibilitado de caminhar por muito tempo. “Mesmo assim, não deixei de participar, procurei ajudar de outra forma: na contribuição com a organização”, destacou.
O capuz, a túnica, a vela, a cruz e a matraca são alguns dos símbolos utilizados pelos penitentes, que acreditam na conversão dos pecados a partir da indulgência. De acordo com informações apurada pelo repórter Cleverton Macedo, não há muitas exigências para ser penitente, apenas que possua mais de 16 anos e tenha disposição para caminhar por uma hora.
O ato dos penitentes não é reconhecido como sacramento da Igreja Católica, mas é respeitado por fazer parte da religiosidade popular. Em 2012, acólitos, seminarista e o pároco de Maruim participaram do cortejo com os penitentes. De acordo com artigo 1.491, do artigo 4º, do Catecismo da Igreja Católica “o sacramento da Penitência é constituído pelo conjunto de três atos realizados pelo penitente e pela absolvição do sacerdote. Os atos do penitente são: o arrependimento, a confissão ou manifestação dos pecados ao sacerdote e o propósito de cumprir a reparação e as obras de reparação”.


Por Redação

Penitentes de Maruim 

Postar um comentário

0 Comentários