Professor Eduardo Bittencourt lança livro "Maruim + Bela"

Centenas de pessoas estiveram presentes
(Foto: Daniel Varjão)_
Diante de centenas de amigos, como o professor Eduardo Bittencourt tratava os presentes, aconteceu o lançamento do livro “Maruim + Bela”. A solenidade ocorreu na noite desta quarta-feira, 26, no centenário prédio do Gabinete de Leitura em Maruim.
Na abertura, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende, destacou o momento por marcar o fortalecimento da cultura maruinense. “O povo é representado por essas manifestações que dão característica a nossa identidade”, ressaltou o secretário. Gilton Rezende representou o prefeito de Maruim, Jeferson Santana, que não compareceu ao evento, por estar em viagem a Brasília (DF). O professor Souza, presidente da Câmara de Vereadores de Maruim, destacou o sonho do professor Eduardo. “Esse sonho, Eduardo, você divide com todos os maruinenses. O livro servirá de base para estudos para muitas gerações”, concluiu o presidente.
O livro "Maruim + Bela”, impresso na Gráfica J. Andrade, contém 60 páginas que retratam em versos a história da menina Bela, que foi assassinada por acidente, quando um soldado manuseava uma arma de fogo. O conteúdo do livro é baseado no Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC), apresentado em 2002, com o título: "O Profano e o Sagrado: Festa de Cruz de Bela em Maruim, Sergipe (1950-2001)", à Universidade Federal de Sergipe (UFS).
“Fazer cultura em nosso país é muito difícil, mas esse sonho que consigo realizar divido com todos desta terra que me acolheu”, proferiu o autor e professor, Eduardo Bittencourt. “Apesar do lançamento reservar um certo glamour, o livro é fruto de uma vasta pesquisa que foi feita ao longo dos anos de vivência em Maruim”, concluiu o autor.
Diversas autoridades municipais, alunos do professor Eduardo, família e amigos prestigiaram o evento.

O autor
Prof. Eduardo
(Foto: Divulgação)

Nascido em 7 de setembro de 1965, em Maceió (AL), Luiz Eduardo Bittencourt da Silva, reside em Maruim há mais de quinze anos. Sua vida escolar foi iniciada no Grupo Escolar Poeta Garcia Rosa. O antigo primeiro grau (atual ensino fundamental) foi concluído na Escola Presidente Garrastazu Médici, e o antigo segundo grau (atual ensino médio) foi cursado no Colégio Atheneu Sergipense e no Gonçalo Rollemberg. Todas as escolas da rede estadual e localizadas na capital sergipana, Aracaju. Na sua nova etapa de ensino, passou a estudar o curso de magistério no Colégio Estadual Felipe Tiago Gomes. Graduou-se em História pela UFS e fez Especialização em Educação e Gestão, pela Faculdade Pio Décimo. Segundo o autor, a descoberta pelo gosto em produzir poemas nasceu desde cedo, ainda na infância.


Por Keizer Santos

O Secretário Gilton Rezende faz abertura oficial
(Foto: Daniel Varjão)

A solenidade foi bastante prestigiada (Foto: Daniel Varjão)

Vereador Professor Souza (Foto: Daniel Varjão)

Vereadora Angélica (Foto: Daniel Varjão)

Muitos amigos prestigiaram o lançamento do livro (Foto: Daniel Varjão)

Professor Eduardo faz discurso emocionado (Foto: Daniel Varjão)

Livro "Maruim + Bela" (Foto: Daniel Varjão)

Noite de autógrafos (Foto: Daniel Varjão)

Vereador Paulo César, o Paulinho (Foto: Daniel Varjão)

O casal, Inah e Dadau, de Santo Amaro das Brotas (Foto: Daniel Varjão)

Secretário de Cultura e Turismo, Gilton Rezende (Foto: Daniel Varjão)

Secretária Executiva Municipal da Juventude, Linei Pereira
(Foto: Daniel Varjão)

Postar um comentário

0 Comentários